Jornal Madeira

‘Re_cordis’ propõe viagem no tempo com folclore

Nove conjuntos levam ao palco as recordaçõe­s de outrora num espetáculo que promete ser único.

- TRADIÇÃO Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Gala especial vai juntar grupos das freguesias de Santa Cruz

‘Re_cordis’ remete para a origem latina da palavra recordação, ou para o ato de ter algo, de novo, no coração. É este o mote para uma gala de folclore que pretende recordar vivências de outros tempos, trazendo-as de novo ao coração. Acontece no próximo dia 22 de junho, pelas 21 horas, em Santa Cruz, sendo este um espetáculo integrado no programa de festas do concelho, a edição de 2019 do ‘Santa Faz’.

Uma gala que propõe ao público uma viagem no espaço e no tempo pelas terras de Santa Cruz, que promete afastar-se das ‘performanc­es’ de folclore mais convencion­ais. Este espetáculo prima por envolver cada um dos grupos de folclore existentes nas diferentes freguesias do concelho, e irá por certo unir num só espaço os elementos que compõem a identidade de cada uma destas freguesias.

A participar neste espetáculo estará o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, Associação

de Folclore Tradições de Gaula - TRAGA, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, Grupo Romarias e Tradições da Camacha, Grupo Folclórico Infantil da Camacha, Grupo Folclórico Juvenil da Camacha, Grupo de Folclore do Rochão, Grupo de Romarias Antigas do Rochão e Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha. Este último, que está também a cargo, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, da organizaçã­o desta gala.

A abrir a gala ‘Re_cordis’ estará o projeto MUTRAMA com uma participaç­ão especial, grupo este que seguirá também na programaçã­o do ‘Santa Faz’ a 22 de junho, com atuação agendada para as 22h30. O projeto foi criado por André Santos e conta com artistas como Salvador Sobral.

Note-se que Santa Cruz é o concelho da Região que conta com mais grupos de folclore estabeleci­dos, contabiliz­ando um total de nove grupos que procuram por manter vivas as raízes da cultura madeirense na sua forma mais pura.

 ??  ?? Espetáculo integra o programa das festas do concelho e acontece a 22 de junho.
Espetáculo integra o programa das festas do concelho e acontece a 22 de junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal