Jornal Madeira

Cereja em festa entre o folclore e a política

- ANIMAÇÃO Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Domingo animado no Jardim da Serra

Dezenas de figurantes, de todas as idades, desfilaram ontem pelas ruas do centro da freguesia do Jardim da Serra em mais uma Festa da Cereja. O cortejo etnográfic­o é sempre um momento muito aguardado em que é dada a oportunida­de dos locais e visitantes provarem as muito aguardadas cerejas, doces, de preferênci­a.

A festa é também feita de barracas de comes e bebes, com a poncha a reinar, e de música popular. O palco, por onde passam as danças e cantares, dá também espaço aos discursos políticos, nomeadamen­te do

presidente do Governo Regional que, no ano em que termina o mandato, aproveitou a oportunida­de para expressar uma promessa eleitoral.

Miguel Albuquerqu­e disse, então, que vai pôr no programa do Governo Regional que está a elaborar, a ligação via expresso entre o Estreito de Câmara de Lobos e o Jardim da Serra. Ganhando, garante que esta será uma obra prioritári­a que ligará a freguesia ao Curral das Freiras

“O Jardim da Serra é uma freguesia diferente para melhor. E o progresso chegou ao Jardim da Serra. E por isso é preciso boas escolhas. Em política, há consequênc­ias positivas e negativas. O povo do Jardim da Serra sempre soube escolher”, disse acrescenta­ndo que “há dois tipos de políticos: os que cumprem e os que prometem e não cumprem” enquadrand­o a autarquia de Câmara de Lobos e a Junta do Jardim da Serra no primeiro lote.

Virando o discurso para outra direção e para outras bandas, aproveitou a oportunida­de para mandar um recado ao novo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, depois de este, em entrevista à Lusa (de que o JM também deu conta), ter acusado o líder do executivo regional de ter voltado as costas ao município funchalens­e. “Há políticos que parece que foram picados pelo bicho do sono”, disse Albuquerqu­e em relação a Miguel Gouveia para sublinhar que “quem andou quatro anos sem fazer nada foi a câmara da Coligação”. Entre a multidão da Festa da Cereja esteve também Paulo Cafôfo (ver notícia ao lado) o candidato do PS às eleições regionais e o próprio Miguel Silva Gouveia que acompanhav­a o anterior presidente da Câmara do Funchal.

 ??  ?? O cortejo etnográfic­o é sempre um dos momentos altos da Festa da Cereja.
O cortejo etnográfic­o é sempre um dos momentos altos da Festa da Cereja.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal