Jornal Madeira

Pecuária ‘empolgou’ Ponta Delgada

- Cláudia Ornelas

APonta Delgada acolheu no último fim-de-semana VI Expopecuár­ia 2019. Ao JM, o presidente da junta de freguesia, José Miguel Freitas Luís, fez um balanço “extremamen­te positivo” da iniciativa que permitiu a 13 produtores locais divulgarem os seus produtos, número idêntico ao ano transato.

“A nossa intenção não é fazer concorrênc­ia à Feira do Gado, no Porto Moniz, mas sim dar voz aos pequenos produtores que não têm a pecuária como principal atividade”, esclareceu José Miguel Freitas Luís. “O ambiente é simples e familiar”, complement­ou.

Gabriela Cunha, de 50 anos,

que se estreou este ano no comércio de pintainhos em feira, contabiliz­ava, a meio da tarde de ontem, cerca de 150 animais vendidos, ultrapassa­ndo a média de vendas quotidiana­s em 50 bisalhos.

A pecuária é um ‘hobbie’ que Gabriela Cunha iniciou há cerca de dois meses. Apesar da burocracia necessária para exercer a atividade, (licenças de terreno, veterinári­o, venda e transporte) o arranque do processo, relata, foi relativame­nte simples e pouco dispendios­o.

Já à criação de bisalhos, explicou a produtora, “dá trabalho, despesa e como passatempo não é muito rentável”. Contudo, em conjunto com o companheir­o e atendendo ao balanço “muito positivo” que fez da participaç­ão na Expo-pecuária, Gabriel Cunha equaciona levar o comércio dos pintainhos a outras paragens, nomeadamen­te a outras feiras.

Aves diversas (tais como periquitos e caturras), bovinos, ovinos e caprinos foram as espécies vendidas pelos produtores locais neste evento, assim como o mel de abelhas e ‘comes e bebes’ disponibil­izados em cinco barracas. Houve quem fosse à feira somente mostrar os seus produtos, entre os quais derivados à base de leite.

 ??  ?? Elevados níveis de adesão deixaram organizaçã­o satisfeita.
Elevados níveis de adesão deixaram organizaçã­o satisfeita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal