Jornal Madeira

“Superei as melhores expetativa­s que tracei”

- BENFICA Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

OBenfica sagrou-se ontem bicampeão nacional de futebol em juvenis e o momento também serviu para o madeirense Henrique Araújo reforçar a candidatur­a a melhor marcador no cômputo das três fases do campeonato, com 34 golos marcados em 31 jogos. Uma marca digna de registo, mais ainda se se tiver em conta que o jovem de 17 anos, natural do Funchal, acabou de cumprir a primeira temporada no principal escalão da categoria.

Os encarnados celebraram o 19.º título de juvenis com uma goleada de 5-1 aplicada na receção ao Sporting de Braga, em jogo da oitava e antepenúlt­ima jornada da fase final do campeonato da categoria. Henrique Araújo fez o que lhe competia e ‘bisou’, pela décima vez na época, marcando o terceiro e quinto tentos das águias.

“Vim disposto a dar o meu melhor e confiante nas minhas capacidade­s. Mas tenho de reconhecer que superei as melhores expetativa­s que tracei”, confessa ao JM o jovem avançado que trocou o Marítimo pelo Benfica no final da época passada, com uma humildade proporcion­al ao feito agora alcançado.

Henrique chegou ao Seixal com rótulo de goleador (54 golos em 30 jogos pela Divisão de Honra de Juvenis da Madeira 2017/18). Faltava apenas saber se era capaz de continuar a fazer tamanha diferença num campeonato nacional.

O jovem assinou contrato de formação com as ‘águias’ por um ano, em julho de 2018, mas não demorou muito tempo a convencer o Benfica quanto à urgência de rever a natureza do vínculo que os unia.

As provas começaram a ser demonstrad­as de forma natural. Agarrou a titularida­de em pouco tempo e após chegar a março último já como melhor marcador da equipa, com 25 golos em 21 jogos, o jovem madeirense foi convidado a assinar contrato profission­al até 2022...

Em retrospeti­va, o jovem destaca as “excelentes condições” do centro de treino e estágio do Seixal para justificar uma boa parte do sucesso alcançado esta temporada. A outra ‘fatia’ é devida à forma como encara o trabalho que desenvolve diariament­e na academia, onde, sublinha, é oferecido um “grande apoio” aos atletas.

O próximo grande desafio do jovem avançado madeirense passa por adaptar-se rapidament­e à realidade do campeonato nacional de juniores. Caso tal venha a ser alcançado, o avançado espera poder vir a ter oportunida­des nos Sub-23 ou na equipa B dos encarnados.

“Penso que a equipa A não será possível no ano que vem, mas seria bom estrear-me numa das duas equipas acima dos juniores. Mas tudo vai depender de como é que a época vai decorrer”, observa, mostrando-se desde já ciente de que ainda tem um longo caminho pela frente e que só poderá ser percorrido com sucesso se continuar a trabalhar com os pés bem assentes no chão.

 ??  ?? Faltam duas jornadas para confirmar Henrique o melhor marcador no cômputo das três fases do campeonato nacional de juvenis.
Faltam duas jornadas para confirmar Henrique o melhor marcador no cômputo das três fases do campeonato nacional de juvenis.
 ??  ?? Henrique Araújo com o conterrâne­o Pedro Silva (ex-nacional), também tem contrato profission­al com o Benfica até 2021.
Henrique Araújo com o conterrâne­o Pedro Silva (ex-nacional), também tem contrato profission­al com o Benfica até 2021.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal