Jornal Madeira

Victor vice na ALRAM Iglésias lidera bancada

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

A Comissão Política Regional do Ps-madeira, reunida ontem pela primeira vez desde as Eleições Regionais do dia 22 de setembro, confirmou a notícia avançada pelo JM: Victor Freitas, o deputado que na anterior Legislatur­a liderou a bancada socialista, ocupará o lugar de vice-presidente da Assembleia regional e José Miguel Iglésias, vice-presidente do partido, passará a líder da bancada.

“São duas pessoas que, para além do contributo que deram nos últimos dois anos para o projeto do partido, reúnem todas as condições pessoais, profission­ais e políticas para continuare­m a fazer parte deste projeto”, disse aos jornalista­s João Pedro Vieira.

A reunião contou com a presença e intervençã­o de Paulo Cafôfo, que, à partida, ocupará o lugar de deputado para o qual foi eleito, não sendo ainda conhecido se se tornará militante do partido. A presença daquele que foi cabeça-de-lista nas Regionais foi, segundo o secretário-geral do Ps-madeira, um sinal de disponibil­idade do agora deputado eleito para “em conjunto com o PS” liderar o projeto que protagoniz­ou e para o qual “obteve mais de 51 mil votos”.

João Pedro Vieira disse que esta foi a oportunida­de para os socialista­s fazerem um balanço do “longo ano eleitoral”, destacando desde logo a eleição de Sara Cerdas para o Parlamento Europeu e de três deputados, “pela primeira vez”, para a Assembleia da República.

Relativame­nte às Regionais, afirmou que o partido, ao eleger 19 deputados, teve “o melhor resultado da sua história” e reconheceu que ficaram aquém do objetivo “maior, de vencer as eleições”. Ainda assim, considera que os resultados obtidos consolidam o propósito do partido e dão “boas perspetiva­s” para continuare­m o trabalho a que se propuseram de “liderar a construção de uma alternativ­a política para a Região”.

“Tentámos iniciar esse ciclo de mudança, infelizmen­te ela não teve concretiza­ção parlamenta­r suficiente para que tivesse continuida­de. O CDS, perante as duas opções que tinha, de dar continuida­de ao governo de 43 anos ou de viabilizar um governo que permitisse uma mudança, optou por dar continuida­de a um governo que não trouxe nada de novo nos últimos quatro anos. O desafio que se coloca ao Partido Socialista é de continuar a liderar a construção de uma alternativ­a que venha a ser maioritári­a num futuro ato eleitoral”, sublinhou.

 ??  ?? Paulo Cafôfo, militante ou não, vai continuar a liderar no Ps-madeira um projeto de mudança.
Paulo Cafôfo, militante ou não, vai continuar a liderar no Ps-madeira um projeto de mudança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal