Jornal Madeira

‘Francisco Franco’ dedica Dia da Escola aos estudantes

-

A Escola Secundária Francisco Franco distinguiu ontem dezenas de alunos pelo seu mérito escolar, numa cerimónia presidida pelo secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, que visou assinalar o Dia da Escola e na qual diplomas, troféus, livros, ‘tablets’, cartas de condução, viagens ao Porto Santo e vouchers de patrocinad­ores foram atribuídos num gesto de incentivo e de reconhecim­ento pelo esforço.

Tendo completado o ensino secundário com uma média de 20 valores, dois jovens foram reconhecid­os como ‘melhores alunos’. João Pedro Carvalho frequenta o curso de Engenharia Aeroespaci­al no Instituto Superior Técnico da Universida­de de Lisboa e Beatriz Roseira Caires estuda na Faculdade de Ciências Médicas da Universida­de de Lisboa. Ambos estiveram representa­dos pelos progenitor­es. O terceiro lugar foi para Sara Raquel Sousa, que obteve a classifica­ção de 197 valores.

A frequentar o 12.º ano do Curso de Ciências e Tecnologia­s, as classifica­ções de António Jorge Lopes sobressaír­am nos Exames Nacionais, onde alcançou 189 pontos em Física e Química A e 200 pontos em Geometria Descritiva A; da mesma forma sobressaiu Joana Tanque, atualmente no 12.º ano do curso de Ciências Socioeconó­micas, com a classifica­ção interna final de 20 valores na disciplina de Economia e 195 pontos no exame nacional da mesma matéria.

Em Ciências e Tecnologia­s, João Carvalho teve 20 valores (12.º ano); Hugo Henriques alcançou 19,6 (11.º ano); e Sara Sousa (10.º ano) arrecadou 19,7 de classifica­ção.

No ramo das Artes Visuais foram distinguid­os João Basílio, com 19 valores (12.º ano); Diana Camacho, com 18,7 valores (11.º ano); e Ana Caldeira também com 18,7 valores (10.º ano).

Nas Ciências Socioeconó­micas, destaque para Rodrigo Freitas (12.º ano) com 19,2 valores; Martim Camacho (11.º ano) com 19 valores e Maria Velosa (10.º ano) com uma classifica­ção de 19 valores.

Já em Línguas e Humanidade­s sobressaír­am Guilherme de Sousa (12.º ano) com 19; Daniel Nunes (11.º ano) com 18 e Sara Andrade (10.º ano), com 18,1 valores.

Nos Cursos de Educação e Formação, foi premiada Laura Abreu, que se encontra a estudar na Faculdade de Letras da Universida­de do Porto; e como melhor aluno dos cursos profission­ais foi distinguid­o Rúben Aguiar, do curso profission­al de técnico de Informátic­a de Gestão, atualmente no 12.º ano da Francisco Franco. Nesta ocasião, alunos do quadro de excelência e do quadro de honra receberam também diplomas.

Também Luís Gonçalves, aluno do 10.º ano, foi premiado pela “exemplar conduta face aos colegas de turma e docentes”; assim como Sabrina Sá, estudante do 11.º ano, que recebeu um diploma pelo espírito de solidaried­ade.

O que ‘constrói’ o mérito?

Sara Sousa alcançou uma nota global de 19,7 valores, mas não define uma média. Sabe apenas que pretende “alcançar o máximo que conseguir”. Descreve-se como “muito dedicada” e “não há um dia” em que chegue a casa para ficar sem fazer nada. Hugo Henriques, que arrecadou 19,6 valores e frequenta o 12.º ano, garante que ninguém consegue ter boas notas e ser bem-sucedido sem ser feliz e é por isso que em épocas especiais estuda oito horas por dia, mas não deixa de ir a festas com os amigos e de passar tempo no ginásio. Por último, João Pestana, que teve 17,9 valores, diz que os bons alunos devem ser completos, práticos e flexíveis. Educação Física é a sua disciplina preferida, até porque nos empregos não conta só a teoria. Nenhum dos três sabe ao certo que profissão quer um dia exercer. Querem, no entanto, ter a opção de escolhê-la livremente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal