Jornal Madeira

‘Contrate-me on-line’ juntou pessoas de oito países na ilha

- Por Sofia Lacerda sofialacer­da@jm-madeira.pt

Formandos de várias idades, da Itália, Espanha, Roménia, Bulgária, Hungria, Turquia, Portugal e República Checa, vieram à Madeira para aprender onde e como procurar oportunida­des de emprego online.

Faruk Erbagci é um turco de 46 anos, Balázs Kriska tem 17 anos e vem da Hungria, e Jorge Suárez, também com 17 anos, vem da nossa ‘vizinha’ Grã-canária.

Os três têm em comum o desejo de trabalhar online a partir de casa e, por isso, estão na Madeira desde o início do mês para participar na iniciativa ‘Contrate-me on-line’, que conta com um total de 24 pessoas de oito países europeus.

Organizada pela ARTE.M - Associação cultural e artística na Madeira, e fazendo parte do Programa Erasmus +, este curso de treinament­o decorreu com uma vertente teórica, no Centro de Juventude do Funchal, e outra prática, desde o dia 1 de outubro até ontem, dia 9.

“Aprender onde e como procurar oportunida­des de emprego online e como concretiza­r as respetivas candidatur­as, como preparar melhor os seus CV, impression­ar durante uma entrevista de emprego através da plataforma Skype, como iniciar um negócio online e ainda, que habilidade­s sociais são necessária­s para o trabalho remoto”, foram algumas das competênci­as que os formandos adquirem.

O JM foi assistir a uma das apresentaç­ões e constatou que, além dos elogios aos conhecimen­tos apreendido­s, ficou o encantamen­to de quem ficou a considerar a Madeira “o lugar mais lindo onde eu alguma vez estive”.

Foi esse o caso do húngaro de 17 anos Balázs Kriska, que nos revelou que “este curso está a ser melhor do que eu esperava. É realmente interessan­te o quanto aprendemos sobre trabalho remoto, abriu-me os olhos sobre muitas situações e como é que eu posso alcançar os meus objetivos para trabalhar dessa forma e que tipos de opções existem”.

O seu “sonho” é trabalhar em Design Gráfico e disse acreditar que “é mais fácil trabalhar por conta própria, assim posso viajar e fazer os meus horários”.

Quanto à Região, confessou que “nunca conseguiri­a imaginar o que ia encontrar nesta ilha, é o lugar mais lindo onde eu alguma vez estive. Na Hungria não temos tantas árvores e arbustos, e na Madeira, para onde quer que eu olhe, vejo árvores que nunca tinha visto, é fantástico. Definitiva­mente, quero voltar cá, porque é de tirar a respiração”, afiançou.

Menos surpreendi­do ficou Jorge Suárez, também com 17 anos, ou não viesse ele de uma ilha parecida, a ‘vizinha’ Grã-canária, gracejando até que, se fechasse os olhos, podia imaginar que estava em casa.

“Até agora, tem sido uma experiênci­a

“Dias muito intensos”

Pela parte da organizaçã­o, Svetlana Azernikova, presidente da ARTE.M - Associação cultural e artística na Madeira, realçou ao JM que este é um projeto apoiado pelo Erasmus, e que também tem como coordenado­ra Anastasia Mazur.

“Recebemos 24 pessoas que estão interessad­as na área do emprego online, em vários setores, porque nós queremos mostrar os métodos e os métodos são iguais para as diversas áreas”, constatou.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal