Jornal Madeira

UE não aceitará "jogo de culpa" iniciado por Londres

-

A União Europeia não vai aceitar “o jogo de culpa” iniciado pelo Governo britânico, reiterou ontem o presidente da Comissão Europeia, assumindo estar pessoalmen­te empenhado em alcançar um acordo com o Reino Unido para o ‘Brexit’.

“Neste momento, continuamo­s em discussões com o Reino unido sobre os termos da sua saída e, pessoalmen­te, não excluo um acordo. Eu, pessoalmen­te, e o Michel [Barnier] estamos a trabalhar para alcançar um acordo. E não vamos aceitar este jogo de culpa que Londres iniciou. Não somos nós que devemos ser responsabi­lizados”, defendeu Jean-claude Juncker no Parlamento Europeu (PE).

Numa curta referência ao ‘Brexit’ na sua intervençã­o na sessão plenária da assembleia europeia, em Bruxelas, o presidente do executivo comunitári­o deixou um ‘recado’ aos “amigos britânicos”, recordando-os que não é apenas o parlamento britânico que tem de concordar com os termos do Acordo de Saída.

“Há um parlamento aqui. Sem o PE nada será possível”, notou.

Antes do discurso de Jean-claude Juncker, já o presidente da assembleia europeia, David Sassoli, tinha resumido aos eurodeputa­dos o conteúdo do seu encontro de terça-feira com Boris Johnson, repetindo o pessimismo relevado no dia anterior em declaraçõe­s aos jornalista­s em Londres.

A tensão entre Londres e os parceiros europeus escalou na terça-feira, com o primeiro-ministro britânico a ameaçar uma rutura nas

 ??  ?? Juncker assume que está empenhado em alcançar um acordo.
Juncker assume que está empenhado em alcançar um acordo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal