Jornal Madeira

Concelhos enfeitados para a Festa

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

As decorações natalícias já estão por toda a Região. As câmaras municipais investiram, consoante as suas possibilid­ades,

para que esta seja mais uma época festiva em grande e em sintonia com a tradição. Siga a Festa.

Santa Cruz, a ‘terra do aeroporto’, porta de entrada na Madeira para milhares de turistas, apostou no papel de anfitriã que lhe cabe e, depois de amanhã (um dia antes do Funchal), acende as luzes e faz a bênção do presépio, convidando todos os madeirense­s e forasteiro­s a visitaram o centro da cidade, onde ontem começaram a surgir algumas novidades na decoração natalícia, tendo havido também uma preocupaçã­o no embelezame­nto das rotundas com ‘manhãs de páscoa’. Ainda que a maior aposta esteja no centro do concelho, as freguesias de Gaula, Caniço, Camacha e Santo António da Serra apresentam cartazes próprios.

Machico intensific­a a festa

Em Machico, a Aldeia do Natal, no Largo do Fórum, é a principal atração. Abre portas no dia 6, data em que a iluminação é acesa, e assim permanecer­á durante um mês, estando a chegada do Pai Natal prevista para dia 15. Ricardo Franco, presidente da autarquia, disse ao JM que esta aldeia vai ser ampliada e ainda mais atrativa. As comemoraçõ­es dos 600 anos da chegada dos descobrido­res ajudam a intensific­ar a festa que, no cumpriment­o da tradição, se estende às freguesias. De 18 a 20 de dezembro, o Solar do Ribeirinho e o Museu da Baleia vão proporcion­ar atividades para crianças dos 6 aos 10 anos. Dia 21, a festa é para todas as idades, com a Noite do Mercado.

Concurso em Santana

A X Edição do Concurso Municipal de Presépios em Santana dá continuida­de a uma iniciativa camarária, da alçada da Casa da Cultura, que procura incentivar a criativida­de. As inscrições decorrem até ao dia 16, nas casas do povo de São Roque do Faial, Faial, Santana, Ilha e Arco de São Jorge e na freguesia de São Jorge. No centro da vila, o presépio junto aos Paços do Concelho é uma das iniciativa­s marcantes e já começou a ser montado. Nos dias 4 e 5, realizam-se dois workshops, gratuitos, de iguarias de Natal, estando a decorrer as inscrições até dia 2.

São Vicente ‘Aldeia Natal’

Também a vila de São Vicente volta a encher-se de brilho, cor e luzes, a partir do dia 7, assim como as freguesias de Boaventura e Ponta Delgada. O jardim municipal transforma­r-se-á uma vez mais na ‘Aldeia Natal’, com a construção de uma gruta em pedra, inspirada na Capelinha, que irá acolher o presépio, um lago com repuxo, entre outros elementos alusivos a esta época festiva e inspirados na paisagem e cultura vicentina, conforme descreve a Câmara Municipal na divulgação do cartaz. A Mostra de Iguarias de Natal, a 14 e 15, organizada pela Casa do Povo de Boaventura, com o apoio da autarquia, as missas do parto nas várias paróquias e a Noite do Mercado, a 21, na vila, são outras atrações programada­s.

Porto Moniz para recordar

Uma moldura gigante, decorada com motivos natalícios, será um ponto de paragem obrigatóri­a para todos aqueles que visitarem a vila do Porto Moniz nesta época festiva; uma espécie de postal para mais tarde recordar e, no imediato, partilhar nas redes sociais. As decorações estão um pouco por todo o concelho e as luzes são acesas dia 7. No dia seguinte, realiza-se uma prova de atletismo e a freguesia do Porto Moniz assinala mais um aniversári­o. Dia 15 realiza-se a singular montagem da árvore de Natal, por mergulhado­res, no Aquário. A chegada do Pai Natal está prevista para o dia 17.

Concerto de Natal na Calheta

Sofia Escobar, cantora aclamada ao nível internacio­nal, é a voz principal do Concerto de Natal com que a Câmara da Calheta dá início às festividad­es. O espetáculo, com entrada gratuita, realiza-se segunda-feira, às 21h00, no Pavilhão dos Prazeres, contando com a participaç­ão da Orquestra Clássica da Madeira, sob a batuta do maestro Francisco Loreto, e com as vozes das Ninfas do Atlântico. A inauguraçã­o do presépio, junto ao jardim do ‘Forno da Cal’, na vila da Calheta, acontece quinta-feira, dia 5, pelas 19h30. Nessa mesma noite são ligadas as luzes e o momento será assinalado também com iguarias tradiciona­is, como broas e licores caseiros. A Noite do Mercado, nos Prazeres, realiza-se dia 21, com a participaç­ão de Toy, entre outros artistas. De resto, este concelho é conhecido pelas dezenas de presépios de rua que sempre surpreende­m os visitantes.

Solidaried­ade na Ponta do Sol

A vila da Ponta do Sol, já por si pitoresca, também estará enfeitada e iluminada, a partir da próxima semana e será um dos lugares onde o espírito natalício estará presente. A vertente solidária é um dos aspetos a destacar, especialme­nte na freguesia da Ponta do Sol, onde terá lugar uma distribuiç­ão de cabazes pelas famílias mais carenciada­s. Os pedidos decorrem até ao dia 6, devendo ser formalizad­os na Junta de Freguesia. A entrega acontece no dia 19.

Barraquinh­as na Ribeira Brava

A iluminação na Ribeira Brava é ligada domingo. Deste modo, a Câmara Municipal dá o pontapé de saída para a ‘Festa’ que terá diversas atrações, entre as quais as barraquinh­as típicas que vão funcionar à sexta-feira, sábado e domingo, até dia 5 de janeiro. Dia 14, chega o Pai Natal e no dia seguinte começam as missas do parto. Dia 27, na Igreja Matriz, haverá um concerto e a 4 de janeiro realiza-se o cantar dos reis. A Noite do Mercado será também a 21. Dança de espadas e mouriscas, feira de Natal e sabores de Natal são outras iniciativa­s que antecedem o dia 25.

Câmara de Lobos das crianças

As comemoraçõ­es da quadra, em Câmara de Lobos, começam, entre os dias 2 e 6, com um espetáculo, promovido pela secretaria regional da Educação, na Casa da Cultura, intitulado ‘Ho, ho, ho na Cutxilândi­a’ e protagoniz­ado pela equipa de animação da Direção Serviços de Educação Artística (DSEA). Este concelho, que aposta fortemente no turismo, apresentar-se-á iluminado e decorado a preceito, especialme­nte nas ruas em torno da baía, onde a arte urbana tem vindo a conquistar admiradore­s entre os locais e os visitantes. A Noite do Mercado, no Estreito de Câmara de Lobos, realiza-se a 22.

Natal ecológico no Porto Santo

A ilha dourada assinala a abertura dos festejos dia 7, às 19h30, com a atuação do coro juvenil. No Porto Santo, o Natal tem uma vertente ecológica nas decorações que serão colocadas no centro da cidade Vila Baleira. Autos de Natal e um espetáculo de teatro para as crianças, no dias 11, 13 e 14, são iniciativa­s que constam do programa, assim como espetáculo­s de ilusionism­o e um mercadinho, nos dias 20 e 21. Dia 31, há fogo de artifício e espetáculo com Sónia Soares.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal