Jornal Madeira

JOÃO FÉLIX ELEITO 'GOLDEN BOY'

-

O internacio­nal português João Félix, de 20 anos, venceu ontem o ‘Golden Boy’ de 2019, prémio do jornal italiano Tuttosport que distingue o melhor futebolist­a abaixo dos 21 anos.

Félix, que no verão trocou o Benfica pelo Atlético de Madrid por 126 milhões de euros, recebeu 332 votos, à frente do inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, com 175, e do alemão Kai Havertz, do Bayer Leverkusen, com 75.

“Obrigado Tuttosport pelo prémio Golden Boy de 2019, estou muito orgulhoso. É a segunda vez que um jogador do Atlético de Madrid tem esse reconhecim­ento [Agüero, em 2007], estou feliz. Obrigado também ao Benfica e em particular ao treinador Bruno Lage, por tudo o que fez por mim, e à minha família, sempre próxima. Um abraço”, referiu João Félix.

João Félix é o segundo português vencer o prémio, depois de Renato Sanches, em 2016, ano em que passou do Benfica para o Bayern Munique.

O avançado luso sucede no prémio ao central De Ligt, vencedor em 2018 e que trocou no último defeso o Ajax pela Juventus, mas que volta a aparecer na lista deste ano, com 71 votos, no 5.º lugar, atrás de Haland, avançado ‘sensação’ do Salzburgo, quarto, com 74.

Félix, decisivo na primeira metade do ano, período em que foi crucial para a conquista do título pelo Benfica e na chegada aos quartos-de-final da Liga Europa, receberá o prémio numa gala em Turim, agendada para 16 de dezembro.

O administra­dor-delegado do Tuttosport, Federico Vincenzoni, sublinhou o valor total, perto de 500 milhões de euros, dos últimos três Golden Boys, o francês Mbappé, em 2017, De Ligt, em 2018, e Félix, em 2019.

Curiosamen­te, Cristiano Ronaldo, que tem dividido com Lionel Messi as distinções de melhor futebolist­a do mundo, nunca venceu o ‘Golden Boy’, distinção em que foi terceiro em 2003, e segundo, atrás de Rooney, em 2004.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal