Jornal Madeira

152 advogados da Madeira votaram no primeiro dia

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

Os advogados estão a escolher os seus representa­ntes para os órgãos da Ordem. As eleições estão a decorrer desde quarta-feira e terminam hoje com a eleição dos dirigentes nacionais e regionais.

No primeiro dia das eleições, que decorrem através de voto eletrónico, votaram 152 dos 316 advogados existentes na Madeira.

Além dos órgãos nacionais e regionais no continente e Açores, os advogados estão a escolher os membros do Conselho Regional da Madeira e do Conselho de Deontologi­a da Madeira.

Para o Conselho Regional madeirense concorrem três listas, encabeçada­s por Alexandre Silva, Mariana Cruz e Paula Margarido. Ao Conselho de Deontologi­a da Madeira está a concorrer apenas a lista de Ricardo Pereira.

Na corrida nacional, há seis candidatos a bastonário da Ordem

dos Advogados para o triénio 2020/2022.

O atual bastonário Guilherme Figueiredo volta a concorrer, tendo como adversário­s nesta corrida Ana Luísa Lourenço, António Jaime Martins, Isabel da Silva Mendes, Luís

Menezes Leitão e Varela de Matos.

Há problemas que são transversa­is aos candidatos, como a precarieda­de ou tempo de licença de maternidad­e para as mulheres advogadas de apenas duas semanas, mas existem também questões específica­s de cada candidatur­a.

No primeiro dia das eleições votaram 8.345 advogados no País, mas continuava­m sem participar cerca de 25 mil. A maioria dos advogados está em Lisboa (15 mil) e no Porto (10 mil).

 ??  ?? Terminam hoje as eleições da OA para o triénio 2020/2022.
Terminam hoje as eleições da OA para o triénio 2020/2022.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal