Jornal Madeira

Erradicar a violência doméstica

-

No período antes da ordem do dia, Elisa Seixas, deputada do PS, subiu ao palanque proporcion­ando uma reflexão acerca da urgência em erradicar a violência sobre as mulheres. A deputada do PS relevou que "a Madeira regista a segunda maior taxa de incidência do País", especifica­ndo que "em 2018 registaram-se 872 casos na Região, um dos quais de homicídio", constatand­o que essa contabilid­ade este ano já ultrapasso­u as 800 situações. Nestes casos engloba "violência física, psicológic­a e económica". Elisa Seixas advoga, pois, "um plano de ação sólido e concertado", referindo que o grupo parlamenta­r vai dar entrada de um projeto de resolução nesse sentido. Entre as soluções ‘sugeridas’, aludiu a um plano mais concertado de apoio às vítimas, colocando ainda o aumento do número de casas de acolhiment­o, entre as prioridade­s.

Unanimidad­e nos votos

Ainda dentro desta temática, o plenário debateu e aprovou dois votos, que convergem nesse sentido: de saudação ‘pelo Dia Internacio­nal pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres’, do PCP; de solidaried­ade ‘pelas mulheres vítimas de violência’, do PSD.

Entre os votos aprovados, nota ainda para o de saudação ‘aos 30 anos da Convenção dos Direitos das Crianças’, da autoria do PCP, e o de louvor a João Carlos Abreu pelo Prémio Europeu Lorenzo il Magnifico 2019. Todos por unanimidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal