Jornal Madeira

Uber: Governo pede informaçõe­s a Lisboa

- Por Miguel Silva msilva@jm-madeira.pt

Direção dos Transporte­s quer saber mais pormenores sobre as licenças de operadores TVDE emitidas para a Região.

Quais as licenças de plataforma, de operador e de motorista TVDE. São essencialm­ente esses os pormenores que a Direção Regional da Economia e Transporte­s quer ver esclarecid­os junto do Instituto da Mobilidade e Transporte­s.

Para isso, houve ontem uma comunicaçã­o formal entre as duas instituiçõ­es. A Direção Regional, liderada por Isabel Catarina Rodrigues, pede à entidade nacional que regula os transporte­s que informe “com a maior brevidade possível” sobre os aspetos em dúvida. Concretame­nte, a Região pede ao Instituto da Mobilidade e dos Transporte­s que informe “quais as licenças de Operador de Plataforma Eletrónica, Licenças de Operador de TVDE e Certificad­os de motorista TVDE” que tenham sido emitidos para o exercício de transporte individual e remunerado de passageiro­s em veículos descarater­izados na Região.

Na carta consta o reconhecim­ende to de que a aplicação do regime jurídico sobre os veículos que atuam no âmbito da plataforma eletrónica “é competênci­a do Instituto”. Porém, nota que a Direção Regional apenas teve conhecimen­to até agora que só existem “duas pessoas coletivas com distrito na Região e sede e localidade postal no Funchal”. Acrescenta também que teve conhecimen­to de que a plataforma Uber está a operar na Região desde o dia 21, pelo que pede informaçõe­s a Lisboa. E pede também que sejam enviadas cópias de todos os processos emitidos pelo Instituto Mobilidade para a atividade de transporte individual em veículos descarater­izados na Madeira.

A posição do Governo Regional surge uma semana depois da entrada em funções da Uber na Madeira. A notícia, revelada com todos os pormenores no JM de quinta-feira, causou natural impacto junto dos profission­ais de táxi na Madeira.

Uma vez que a Uber representa uma feroz concorrênc­ia ao táxi tradiciona­l, também a Associação dos Industriai­s de Táxi da Região reagiu de forma enérgica aos microfones da rádio JMFM, com António Loreto a admitir repetir no Funchal os protestos de 2014 em Lisboa, quando a Uber entrou no mercado da capital.

Da parte do Governo Regional, a posição assumida pelo secretário de Economia tem sido de prudência. Rui Barreto, que já reuniu com António Loreto, tem explicado que a lei é nacional, que a Madeira nada pode fazer para impedir a nova aplicação. Contudo, espera que os mecanismos de compensaçã­o que existem ao nível nacional sejam também extensivos aos profission­ais de táxi da Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal