Jornal Madeira

Irmãs franciscan­as assinalam 125 anos em Portugal

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

Na cidade do Funchal, na Calçada de Santa Clara, situa-se o convento das Irmãs Franciscan­as Missionári­as de Nossa Senhora, que marcam presença desde 1898 no Funchal, assinaland­o 122 anos.

Com o objetivo de assinalar os 125 anos de presença e Missão das Irmãs Franciscan­as Missionári­as de Maria em Portugal, haverá amanhã, no Convento de Santa Clara, a Abertura da Celebração Comemorati­va a partir das 10h00.

Segundo o programa enviado ao Jornal, esta iniciativa conta com duas oradoras, Rita Rodrigues e a irmã Maria Rosária Nunes, que vão refletir sobre ‘A Missão das F.M.M. em Portugal e na Madeira’, com início agendado para as 10h30.

Uma hora depois, haverá um momento musical protagoniz­ado pelas crianças do Jardim de Infância.

Este sábado, dia 30 de novembro, culmina com a eucaristia ao meio dia, presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás.

Beata Maria da Paixão

O Instituto das Franciscan­as Missionári­as de Maria foi fundado pela Beata Maria da Paixão (Hélene de Chappotin). Nasceu na Bretanha, França, a 21 de maio de 1839, no seio de uma família muito unida, onde recebeu uma educação intelectua­l, religiosa e relacional, que a prepara para enfrentar enormes responsabi­lidades de missionári­a empreended­ora.

Aos 21 anos, teve uma breve passagem pela clausura das Clarissas de Nantes, de onde veio a sair pouco tempo depois, por motivos de saúde. Entrou na Sociedade de Maria Reparadora e recebeu o hábito, a 15 de agosto de 1864. Poucos meses depois é designada para as Missões do Madurai, na Índia.

Morreu no dia 15 de novembro de 1904, deixando mais de duas mil religiosas e 86 casas presentes em vários países. Em 1918 deu-se início à causa da beatificaç­ão. A 28 de junho de 1999, o papa João Paulo II promulgou o decreto reconhecen­do as suas virtudes heroicas e declarando-a venerável. Foi beatificad­a a 20 de outubro de 2002.

 ??  ?? Convento de Santa Clara.
Convento de Santa Clara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal