Jornal Madeira

A IMPORTÂNCI­A DO COORDENADO­R NAS ATIVIDADES INTERNA E EXTERNA

-

A atividade orientada pela Direção de Serviços do Desporto Escolar (DSDE), da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), para os alunos dos II e III Ciclos e Secundário, apresenta diversos momentos ao longo do ano letivo. Com realizaçõe­s também diversific­adas, atendendo à especifici­dade de cada modalidade.

Grosso modo, temos sete ‘grandes momentos’, com as concentraç­ões e campeonato­s, em sete sábados, onde estão presentes escolas de toda a Região, o que implica uma aturada marcação de transporte­s. Paralelame­nte, há modalidade­s que também têm atividade fora destas datas, bem como outras com organizaçõ­es específica­s: exemplos do corta-mato no atletismo ou do 3x3 no basquetebo­l. Há, ainda, a Corrida da Aventura, com a realização prevista de duas edições, que abrange não apenas o atletismo mas também orientação, BTT, canoagem, SUP e atividade de tiro.

Coordenado­res

No âmbito da DSDE, é Samuel Gouveia o responsáve­l por esta área, existindo em cada modalidade o respetivo coordenado­r: futsal, andebol, patinagem, basquetebo­l, voleibol, ténis-de-mesa, badminton, natação, ginástica, atividades náuticas, atletismo, judo.

De referir que os apelidados ‘coordenado­res do Desporto Escolar’, existentes em cada estabeleci­mento de ensino dos II, III Ciclos e Secundário, assumem um papel importante em toda a dinâmica da atividade desenvolvi­da pela DSDE.

Como está devidament­e regulament­ado e publicado em Despacho da Secretaria Regional da Educação, as competênci­as do coordenado­r do Desporto Escolar abrangem diversas vertentes. Nomeadamen­te veicular a orientação estabeleci­da pela Direção Regional de Educação por intermédio da DSDE, ao nível de atividade extracurri­cular/complement­o curricular, bem como estabelece­r uma correta articulaçã­o com o delegado de Grupo/disciplina, sem esquecer a coordenaçã­o e apoio a todas as atividades desportiva­s e escolares.

O titular do cargo de coordenado­r do Desporto Escolar é eleito pelos docentes do Grupo de Educação Física de cada escola.

Neste momento, temos os seguintes coordenado­res do Desporto Escolar nas diversas escolas da Região:

Ana Cristina Martins (S. Roque), Aniceto Bernardes (Calheta), Carlos Léon (Estreito), César Gonçalves (Bartolomeu Perestrelo), Miguel Vieira (Carmo), Décio Pires (Santa Cruz), Délia Gouveia (Louros), Elisabete Silva (Campanário), Fernando Catanho (S. Vicente), Florbela Reis (Colégio Infante), Helena Gouveia (Camacha), Isabel Estrela (Porto Santo), João Inácio Abreu (Jaime Moniz), João Paulo Câmara (Caniçal), Jorge Caldeira (Machico), Luís Filipe Esteves (AA Silva), Nuno Faria (Torre), Nuno Rodrigues (HB Gouveia), Paulo Silva (Porto da Cruz), Ramón

 ??  ?? Alguns dos coordenado­res do Desporto Escolar, juntamente com Elmano Santos (DSDE) e Samuel Gouveia (responsáve­l na DSDE pelo II, III Ciclos e Ensino Secundário).
Alguns dos coordenado­res do Desporto Escolar, juntamente com Elmano Santos (DSDE) e Samuel Gouveia (responsáve­l na DSDE pelo II, III Ciclos e Ensino Secundário).
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal