Jornal Madeira

Poucos se manifestam pela natureza e futuro da espécie

- Por Catarina Fernandes e Catarina Gouveia redacao@jm-madeira.pt

Crianças, jovens e adultos juntaram-se ontem em frente à Assembleia Legislativ­a da Madeira, numa pacífica manifestaç­ão de alerta para a crise climática, que continua a agravar-se.

Vários adultos, jovens e crianças juntaram-se ontem em frente à Assembleia Legislativ­a da Madeira para a 4.ª concentraç­ão da ‘Greve Global pelo Futuro – Madeira’, numa pacífica manifestaç­ão de alerta para a crise climática, que continua a agravar-se.

A adesão não foi, porém das maiores. O ativista e estudante de Agricultur­a Biológica Emmanuel Ornelas, que convocou a manifestaç­ão, diz que “o povo madeirense não está habituado a manifestar-se” mas revelou que mesmo com poucas pessoas não pretendiam desmobiliz­ar, já que esta “é uma mensagem que precisa de continuar a ser espalhada”, pois “os políticos precisam de ouvir-nos e nós, enquanto sociedade, precisamos de acordar”. “Sejam poucos ou não, estou contente com as pessoas que cá vieram. Obviamente é revoltante não ver uma mobilizaçã­o maior, mas as pessoas que estão cá desde a primeira mobilizaçã­o global fazem acreditar que temos de ser persistent­es como a Greta foi, para fazermos uma mudança séria”.

Aos madeirense­s, o grupo de ativistas pediu que se juntassem a eles e que começasse a haver mais adesão a estas iniciativa­s. “Temos de estar unidos, desta forma é que somos fortes. Temos de fazer pressão ao nível político, melhorarmo­s os nossos hábitos, mudarmos e termos mais consciênci­a de todos nós enquanto sociedade”.

O presidente da ALM, José Manuel Rodrigues, cumpriment­ou as duas dezenas de pessoas presentes na manifestaç­ão convocada pela Zero Waste Madeira, prometendo fazer "uma magistratu­ra de influência" porque "estamos numa fase em que as alterações climáticas estão a provocar enormes efeitos na vida das populações e o processo tem de ser invertido".

Na véspera da Cimeira do Clima, acontecera­m concentraç­ões em várias partes do País, iniciativa­s que decorreram dias antes da ativista sueca Greta Thunberg chegar a Lisboa, onde será recebida na Assembleia da República.

 ??  ?? Presidente da ALM apoia jovens no combate às alterações climáticas.
Presidente da ALM apoia jovens no combate às alterações climáticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal