Jornal Madeira

Secretário destaca integração de alunos

-

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia destacou ontem a integração dos alunos com necessidad­es educativas especiais nas escolas da Região, enaltecend­o o trabalho dos professore­s e dos técnicos especializ­ados no que considerou como “um objetivo social e comunitári­o”.

“Temos, na Região, uma escola realmente inclusiva, mas mais do que uma escola que procura incluir, é uma escola que integra”, disse Jorge Carvalho, durante a sessão de abertura do encontro sobre ‘A Surdez e a Inclusão’, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros. “Os conceitos parecem ser similares, mas têm algumas diferenças. Se é fácil incluir, porque é fácil colocar, neste caso em particular, os alunos dentro do mesmo ambiente, integrar significa criar-lhes as condições para que possam efetivamen­te sentir-se parte desse mesmo ambiente”.

Sublinhand­o o papel da Escola dos Louros, enquanto “uma das escolas de referência, relativame­nte aos alunos com necessidad­es ao nível auditivo”, o governante frisou o trabalho feito diariament­e com todos os alunos com necessidad­es educativas especiais.

“Temos, neste momento, cerca de 3.700 alunos referencia­dos, para os quais temos cerca de 350 professore­s, e 150 técnicos especializ­ados”, referiu, mencionand­o também a importânci­a de garantir que essa integração seja refletida na sociedade.

“Acreditamo­s que estamos dessa forma, por essa via, a contribuir para uma sociedade cada vez mais solidária e coesa, onde efetivamen­te as diferenças possam ser uma mais-valia e não um handicap. É nisso que acreditamo­s, é nisso que estamos empenhados. É um objetivo social, e comunitári­o”, terminou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal