Jornal Madeira

1.549 crianças e jovens sinalizado­s em 2018

-

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, esteve ontem presente na sessão alusiva à apresentaç­ão pública do ‘Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança’, iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo que se realizou, ao longo da manhã, no auditório da Câmara Municipal local.

Sobre a intervençã­o das Comissões de Proteção, a governante destacou alguns números, tais como a sinalizaçã­o de 1.549 menores, em 2018. Menos 79 do que em 2017. No que concerne ao concelho do Porto Santo, deram entrada 39 processos, dos quais 4 foram arquivados.

Ainda sobre as principais problemáti­cas sinalizada­s, nas tipologias de situações de perigo, lideraram a “negligênci­a” e os “comportame­ntos de perigo na infância e juventude”.

À semelhança dos anos anteriores, em 2018, os estabeleci­mentos de ensino assumiram-se como a principal entidade sinalizado­ra e o grupo etário com maior incidência é dos 15 aos 17 anos, seguido do grupo dos 11 aos 14 anos.

Segundo nota da referida Secretaria, durante o discurso de encerramen­to, Augusta Aguiar destacou o trabalho desenvolvi­do pelas comissões de proteção de crianças e jovens (CPCJ) pelo “papel de proximidad­e determinan­te no que concerne à proteção da infância e da juventude”.

“A par da sua atuação, é essencial que haja uma boa interação entre as diferentes instituiçõ­es que têm contacto com os mais jovens, nomeadamen­te os estabeleci­mentos de ensino e de saúde, as Instituiçõ­es Particular­es de Solidaried­ade Social, a Segurança Social, as entidades policiais e o Ministério Público, entre outros”, declarou Augusta Aguiar.

A secretária regional garantiu ainda o compromiss­o do Governo Regional, tal como definido no Programa de Governo, em “dinamizar a resposta social de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens – ‘Famílias de Acolhiment­o’ na Região, e aumentar a Rede de Famílias de Acolhiment­o Credenciad­as, reforçando a sua formação e acompanham­ento”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal