Quin­ta da Sa­rai­va alia tra­di­ção, ar­te e tu­ris­mo

Jornal Madeira - - Economia - Por Io­lan­da Cha­ves icha­[email protected]­dei­ra.pt

Uma quin­ta com qua­se dois sé­cu­los de história é ago­ra uma sin­gu­lar uni­da­de ho­te­lei­ra, que alia tra­di­ção, ar­te e tu­ris­mo. Si­tu­a­da em Câ­ma­ra de Lo­bos, foi inau­gu­ra­da on­tem ao fi­nal da tar­de, com a pre­sen­ça do se­cre­tá­rio re­gi­o­nal do Tu­ris­mo e Cul­tu­ra, Edu­ar­do Je­sus.

Es­tá im­plan­ta­da nu­ma área de 2.500 m2 de vi­nha e ba­na­nei­ra, tem 13 quar­tos de­co­ra­dos de ma­nei­ra in­di­vi­du­al e go­za de am­pla vis­ta so­bre o va­le e so­bre o Con­ven­to de São Ber­nar­di­no, uma das jói­as do pa­tri­mó­nio edi­fi­ca­do do con­ce­lho e da Re­gião.

Da­ni­el Gon­çal­ves Rodrigues, pro­mo­tor do ho­tel, nas­ceu em Ca­ra­cas, Ve­ne­zu­e­la, e es­tu­dou eco­no­mia po­lí­ti­ca na Ge­or­ge­town Uni­ver­sity, em Washing­ton, DC. Tem de­sen­vol­vi­do a sua car­rei­ra co­mo em­pre­en­de­dor e fun­da­dor de vá­ri­as em­pre­sas, en­tre as quais a Quin­ta da Sa­rai­va.

Com es­te pro­je­to, quis ofe­re­cer à Ma­dei­ra, e aos seus hós­pe­des, uma al­ter­na­ti­va de tu­ris­mo ru­ral de al­ta qua­li­da­de e de con­for­tos mo­der­nos, res­pei­tan­do a es­sên­cia tra­di­ci­o­nal da cul­tu­ra e iden­ti­da­de da ter­ra on­de es­tá si­tu­a­da, con­for­me te­ve opor­tu­ni­da­de de di­zer no mo­men­to inau­gu­ral.

No mo­men­to dos agra­de­ci­men­tos, re­for­çan­do o cu­nho fa­mi­li­ar des­te em­pre­en­di­men­to, Da­ni­el Rodrigues agra­de­ceu à mãe, Gra­ci­e­la Rodrigues, pe­lo apoio, e ao tio Li­san­dro Rodrigues, e re­cor­dou o avô Jo­sé Rodrigues Di­nis que o ins­pi­rou pa­ra es­te no­vo in­ves­ti­men­to. Fo­ram os des­cen­den­tes da úl­ti­ma ge­ra­ção nas­ci­da na quin­ta, já emi­gra­dos, que de­sen­vol­ve­ram o pro­je­to de tu­ris­mo ru­ral - agro­tu­ris­mo em con­jun­to com uma equi­pa ma­dei­ren­se ex­pe­ri­en­te e pro­fis­si­o­nal, à qual o em­pre­sá­rio tam­bém agra­de­ceu e men­ci­o­nou.

Edu­ar­do Je­sus agra­de­ceu em no­me da Re­gião es­ta ini­ci­a­ti­va em­pre­sa­ri­al e re­al­çou o fac­to de ali­ar a tra­di­ção, o tu­ris­mo e tam­bém a ar­te, su­bli­nhan­do, nes­te ca­so, o fac­to de en­trar na de­co­ra­ção da ca­sa pe­ças de ar­tis­tas plás­ti­cos ma­dei­ren­ses.

A no­va uni­da­de ho­te­lei­ra te­ve apoi­os no âm­bi­to do PRODERAM no va­lor de 169.364,30 eu­ros e um apoio re­gi­o­nal de 29.887,82 eu­ros, que re­pre­sen­tam um to­tal de 199.252,12 eu­ros.

Edu­ar­do Je­sus inau­gu­rou on­tem a Quin­ta da Sa­rai­va, em Câ­ma­ra de Lo­bos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.