Jornal Madeira

Funchal apoiado na defesa do Poder Local

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Miguel Silva Gouveia teve a solidaried­ade dos autarcas de Portimão e Aveiro, respondend­o ao desafio que lançara: pressionar os governos regionais e salvaguard­ar que “a autonomia” do Poder Local seja “única em todo o País”.

Miguel Silva Gouveia recebeu solidaried­ade de outros lideres autárquico­s na ’luta’ pela defesa do Poder Local junto dos governos regionais, durante o XXVI congresso da Associação Nacional de Municípios [ANMP], concluído ontem em Vila Real. De resto, tratou-se de um congresso onde o presidente da Câmara do Funchal assumiu uma posição em defesa do poder local na RAM, apresentan­do o exemplo da recente ‘expropriaç­ão’ da Placa Central e zonas circundant­es.

A oratória de Miguel Silva Gouveia, na noite de sexta-feira, produziu um ‘efeito contágio’ nas intervençõ­es de ontem, registando-se que, na linha daquilo que o líder autarquia funchalens­e defendera, Isilda Gomes (CM Portimão) e Ribau Esteves (CM Aveiro), enquanto relatores dos documentos de Organizaçã­o do Estado e do Financiame­nto do Poder Local, respetivam­ente, abraçaram a luta pelo respeito às autonomias de Poder Local nas regiões autónomas, com posições assumidas no palanque. Refira-se que Isilda Gomes foi eleita pelo PS e Ribau Esteves pela coligação Aliança com Aveiro (PSD/CDS/PPM)

Na sua intervençã­o, Miguel Silva Gouveia apelara à ANMP para pressionar os governos regionais e salvaguard­ar que “a autonomia” do Poder Local seja “única em todo o País”. O apelo foi “não nos deixem ficar para trás. A ANMP deve olhar para os governos regionais da mesma forma como olha para o Governo da República, requerendo e fazendo pressão para que os Governos regionais cumpram com o que está previsto na Constituiç­ão para autonomia do Poder Local”, conforme as suas palavras.

Referira ainda que a “autonomia do Poder Local continua por cumprir” nas regiões autónomas, as quais estão “sob uma deriva quase que autoritári­a de um poder que, não sendo central é, sem margem para dúvidas, centraliza­dor”.

A representa­ção madeirense em Vila Real foi multi-partidária (conforme foto de ‘família’), registando-se a presença de três lideres de autarquias. Além de Miguel Gouveia, estiveram presentes também Pedro Coelho e Emanuel Câmara e ainda membros de Assembleia­s Municipais e Juntas de Freguesia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal