Jornal Madeira

O Advento Cristão

- Teodoro de Faria

ALiturgia da Igreja não pode ser compreendi­da sem relação ao tempo, ela nasce num momento da história, está ligada a uma experiênci­a religiosa ou aos calendário­s, a liturgia cristã tem um seu modo de medir o tempo através de três níveis: a história da salvação, o ano litúrgico e a celebração. O Novo Testamento fala-nos muitas vezes “do primeiro dia depois do sábado”, o dia em que Jesus Cristo ressuscito­u dos mortos, o dia do acontecime­nto fundamenta­l da fé cristã.

A Páscoa e a fração do pão, ou seja, a Eucaristia, estão ligadas ao mesmo dia, isto é o primeiro dia da semana, ou o “dia do Senhor” ou domingo. A este juntou-se a sua vinda definitiva na glória. A esta vinda a Igreja associou a vinda de Jesus no seu nascimento, precedido pelo tempo litúrgico do Advento, temos assim o tempo de natal. A celebração cristã pertence à história da salvação, as festas que constituem o ano litúrgico são possibilid­ades concedidas por deus ao tempo dos homens para celebrarem a misericórd­ia divina em seu favor.

A palavra advento é uma palavra cristã que tem uma origem profana, designava na antiguidad­e a vinda anual da divindade ao seu templo para visitar os seus fiéis. Na linguagem cortesã o advento designava a primeira visita oficial de uma pessoa importante com atributos divinos, por exemplo a chegada do imperador Nero ou de Constantin­o. Na literatura cristã dos primeiros séculos usou-se a palavra Advento para designar a vinda de Cristo na sua humanidade, para coroar a sua obra redentora.

O Advento cristão teve a sua origem no Oriente e consistia num tempo de preparação para o baptismo que se adminis

 ??  ??
 ??  ?? MEMÓRIA AGRADECIDA
Bispo Emérito do Funchal
MEMÓRIA AGRADECIDA Bispo Emérito do Funchal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal