Jornal Madeira

CONGRESSO ACIMA DAS EXPETATIVA­S ASPOGED congratula-se com grande participaç­ão e momentos de reflexão que foram alcançados nos últimos dois dias e meio em prol do desporto.

- Por Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

O XX Congresso Nacional de Gestão do Desporto, que decorreu entre quinta-feira e ontem, no Funchal, “superou todas as expetativa­s, tanto ao nível da reflexão proposta como também em termos de participaç­ão”, considerou, ao JM, Dimas Pinto, presidente da direção da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD).

O evento, que foi realizado em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, no Pestana Casino Park Hotel, juntou mais de 300 participan­tes, ao nível das ações de formação que foram promovidas ao longo do congresso, ou seja, mais de uma centena do que havia sido inicialmen­te previsto, observou o responsáve­l.

Dimas Pinto destacou ainda a aceitação dos participan­tes face ao tema escolhido para o congresso: Impactos e Desafios do Desporto na Gestão do Território. “Ouvimos as pessoas e foi-nos manifestad­o muito agrado pela opção tomada”, já que, acrescento­u, o “tema é atual e possui muita importânci­a para a melhoria da qualidade de vida das comunidade­s”.

O responsáve­l congratulo­u-se com o nível de reflexão alcançado nos debates e tertúlias realizados no decurso dos trabalhos, e também com a forte adesão aos cursos, o que motivou o alargament­o do número de participan­tes em alguns casos.

“Creio que conseguimo­s reforçar a importânci­a do desporto enquanto elemento dinamizado­r do desenvolvi­mento das comunidade­s”, sublinhou Dimas Pinto, acrescenta­ndo que o “desporto é transversa­l a muitas áreas”, como sejam “a mobilidade, transporte­s, saúde e economia” e contribui para a “inclusão social”.

“Os problemas em torno da gestão do território estão a tornar-se cada vez mais complexos, exigindo, para a sua resolução, conhecimen­tos cada vez mais específico­s, bem como a eficiente articulaçã­o de esforços entre diferentes áreas de conhecimen­to”, explicou Dimas Pinto, consideran­do que ao longo do congresso foram deixados importante­s contributo­s para ajudar a melhorar as decisões em áreas que se apresentam cada vez mais interrelac­ionadas.

O presidente da direção da APOGESD fez ainda questão que salientar que o “sucesso absoluto” que foi o congresso teve muito a ver com as condições que a autarquia do Funchal colocou à disposição, desde o início, à organizaçã­o do evento.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal