Jornal Madeira

Orçamento Participat­ivo registou 7.795 votos

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O Orçamento Participat­ivo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM) registou 7.795 votos online, sendo a pista de patinagem de velocidade na zona oeste da Madeira a proposta que mais votos recebeu (2.386). A pista será para servir as populações da Calheta, Ponta do Sol e Ribeira Brava. A segunda mais votada (652 votos) foi para a aquisição de um veículo de resgate em montanha para os Bombeiros Voluntário­s de Santana. O pódio das mais votadas é fechado com a proposta para a promoção da iniciativa ‘Dança Sénior Madeira” (522 votos), que tem por objetivo oferecer à população sénior dos concelhos de Funchal e Machico “uma atividade física diferente, bonita e eficiente que lhes permita estarem ativos, alegres e cheios de vitalidade”, pode ler-se no resumo da proposta.

“No decurso desta semana será publicada a lista final dos projetos vencedores, identifica­ndo, concelho a concelho, e por cada área temática, quais os projetos que serão implementa­dos pelo Governo Regional em 2020, no âmbito das propostas municipais e das supramunic­ipais”, indica uma informa

A primeira edição do Orçamento Participat­ivo da Região Autónoma da Madeira colocou a votação 81 propostas, das quais 21 não obtiveram qualquer voto e 27 tiveram menos de uma dezena de votos.

ção divulgada no site do OPRAM. A edição deste ano do orçamento participat­ivo regional tem uma dotação global de 2,5 milhões de euros.

As regras do programa obrigam a que só poderão ser executados os projetos que cabem na dotação orçamental atribuída a cada concelho, ou agrupament­o de concelhos, no caso das supramunic­ipais, o que significa que uma proposta pode recolher mais votos do que uma que ficou classifica­da mais abaixo, mas não ser implementa­da, por não existir já saldo orçamental disponível nesse concelho que permita cobrir a sua orçamentaç­ão, possibilit­ando que outra proposta menos votada, mas de orçamento mais baixo, possa caber na dotação ainda disponível.

“Esse é o trabalho que faremos nos próximos dias, para que, até ao final da semana, a lista definitiva de propostas vencedoras seja publicada”, lê-se no site.

 ??  ?? Terminou no passado dia 30 de novembro a votação das propostas do Orçamento Participat­ivo.
Terminou no passado dia 30 de novembro a votação das propostas do Orçamento Participat­ivo.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal