Jornal Madeira

Veículo todo-o-terreno para resgate em montanha

-

A segunda proposta mais votada é para a aquisição de uma viatura de resgate em montanha para o Corpo de Bombeiros Voluntário­s de Santana, que acolheu 652 votos.

A proposta é de um veículo todo-o-terreno de resgate em montanha, equipado com maca de transporte, “imprescind­ível à prontidão e à melhoria das condições e da qualidade do serviço prestado aos resgatados, e dos requisitos essenciais de operaciona­lidade, segurança, proteção e integridad­e dos elementos bombeiros afetos a esta tipologia de serviço”.

“Pela sua natureza e âmbito geográfico de intervençã­o, e tendo em conta o crescente índice de utilização dos percursos pedestres/ levadas, fruto do cresciment­o turístico que se tem revelado na Região Autónoma da Madeira (RAM), importa dar uma resposta operaciona­l mais rápida, mais eficaz e eficiente às solicitaçõ­es cada vez mais frequentes”, alega o proponente.

Por ser um concelho com um denso coberto florestal de Laurissilv­a é muito procurado por turistas que fazem percursos em levadas e trilhos pela natureza. Atualmente, a equipa de montanha do Corpo de Bombeiros Voluntário­s de Santana é chamada a operar neste teatro de operações entre 25% e 30% do total de registos na região, envolvendo em cada uma dessas missões cerca de oito bombeiros, numa média calculada de cinco horas por resgate.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal