Jornal Madeira

Filarmónic­a inicia festa dos 125 anos

-

ABanda Filarmónic­a do Faial iniciou ontem as comemoraçõ­es dos 125 anos da instituiçã­o. A data foi assinalada com diversos momentos, entre os quais a deposição de uma coroa de flores. no cemitério local, em memória dos músicos e dirigentes falecidos. Numa parede exterior da sede foi colocada uma placa que anuncia e assinala a ‘data redonda’ que, no próximo ano, será festejado.

Entretanto, os 124 anos vão ser comemorado­s no próximo dia 7, com um jantar e um concerto, a ter lugar no polidespor­tivo do Faial, a partir das 19h30, evento para o qual estão abertas as reservas junto da filarmónic­a.

Este agrupament­o musical é constituíd­o por 45 elementos, dirigidos pela batuta do maestro João Carlos Teixeira. A fundação da então Banda Filarmónic­a Recreio União Faialense, data de 1 de dezembro de 1895 e são citados como fundadores Joaquim Francisco de freitas e João Xavier de Freitas.

De acordo com um breve historial que consta da página oficial do Facebook, a Filarmónic­a do Faial tem uma escola de música a funcionar em permanênci­a durante todo o ano, com cerca de 25 alunos. Em 1995 deslocou-se à ilha de S. Miguel onde realizou diversos concertos.

Como marcos históricos, em 2001 abrilhanto­u com a sua música o final da taça de Portugal no estádio do Jamor em Lisboa, e realizou uma digressão à Venezuela, actuando para a comunidade Madeirense ali residente.

A Filarmónic­a do Faial participa em festividad­es realizadas um pouco por toda a ilha da Madeira, quer em arraiais populares, quer em concertos nos mais variados pontos da ilha.

IC

 ??  ?? A Banda Filarmónic­a do Faial tem concerto e jantar dia 7.
A Banda Filarmónic­a do Faial tem concerto e jantar dia 7.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal