Jornal Madeira

Incentivo de 700 euros a médicos FRQŬUPDGR SDUD MDQHLUR GH

- Por Sofia Lacerda sofialacer­da@jm-madeira.pt

A partir do próximo mês de janeiro, todos os médicos do Serviço Regional de Saúde na Região Autónoma da Madeira vão passar a auferir mais 700 euros no seu ordenado, o valor do incentivo remunerató­rio criado recentemen­te pelo Executivo madeirense.

A data, que já tinha sido anunciada, foi confirmada ao JM pelo secretário regional da Saúde, sendo uma medida que pretende fixar estes profission­ais no sistema público e no arquipélag­o madeirense.

Entre especialis­tas, internos e reformados, em efetivo exercício de funções no SESARAM, à data de 5 de julho de 2019, serão abrangidos 677 médicos.

Esta, note-se, a par da nova Convenção com os médicos, foi outra das matérias tratadas nos últimos encontros que Pedro Ramos manteve com o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que, recorde-se, esteve no Funchal na semana passada.

“As nossas reuniões focaram várias situações, como os incentivos aos médicos, e, no caso da Madeira, um subsídio de fixação que vai começar em janeiro de 2020”, avançou ao nosso Jornal.

Outro assunto, acrescento­u, está relacionad­o com “as medidas que poderemos tomar no sentido de evitar esta transição unidirecio­nal dos médicos, e outros profission­ais, do sistema público para o sistema privado ou convencion­ado”.

Para já, este é o único incentivo previsto, adiantou-nos fonte da Secretaria, e que vem restabelec­er o regime que existia, instituído pelo diploma de 1999, na altura, no valor de 600 euros. Porém, este acabou por ser revogado em 2012, no âmbito dos compromiss­os assumidos pela Região no Plano de Ajustament­o Económico e Financeiro (PAEF).

“Suster a desvincula­ção”

A proposta que cria um incentivo remunerató­rio à fixação na Região Autónoma da Madeira de médicos no Serviço Regional de Saúde foi aprovada em sede do Conselho do Governo, no passado dia 5 de julho.

Na ocasião, o vice-presidente do Executivo adiantou que este incentivo “reveste-se de natureza pecuniária e consiste na atribuição do valor nominal de 700 euros, a pagar 12 vezes por ano, a todos os médicos em exercício de funções

no Serviço Regional de Saúde”. “Com esta medida, e sem prejuízo dos demais mecanismos de incentivo, o Governo Regional pretende repristina­r, grosso modo, o regime de incentivos à fixação na Região, instituído­s pelo diploma de 1999, e procurar suster a desvincula­ção de médicos em exercício de funções no Serviço Regional de Saúde”, justificou Pedro Calado.

 ??  ?? Este incentivo, que vai vigorar a partir do próximo mês, passou de 600 para 700 euros.
Este incentivo, que vai vigorar a partir do próximo mês, passou de 600 para 700 euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal