‘Cu­a­ren­ta­gris’ pa­ra aca­bar com as pra­gas

Jornal Madeira - - Região - Por Bru­na Nó­bre­ga bru­na.no­bre­ga@jm-ma­dei­ra.pt

Er­gueu-se um no­vo pro­je­to de in­ves­ti­ga­ção, de­sen­vol­vi­men­to, ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca e co­o­pe­ra­ção, in­ti­tu­la­do ‘Cu­a­ren­ta­gris’, que vi­sa in­ci­dir so­bre os qua­tro arquipélag­os que for­mam a Ma­ca­ro­né­sia (Ma­dei­ra, Aço­res, Ca­ná­ri­as e Ca­bo Ver­de) a que se jun­ta o Se­ne­gal. O ob­je­ti­vo é con­tro­lar e pro­te­ger as pro­du­ções em re­giões de gran­de bi­o­di­ver­si­da­de, que por es­se mes­mo mo­ti­vo es­tão for­te­men­te ex­pos­tas a di­fe­ren­tes or­ga­nis­mos no­ci­vos, po­den­do afe­tar a Saú­de do con­su­mi­dor fi­nal.

O ‘Cu­a­ren­ta­gris’, co­fi­nan­ci­a­do pe­lo Fun­do Eu­ro­peu de De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal (FEDER), foi apre­sen­ta­do no au­di­tó­rio da Se­cre­ta­ria Re­gi­o­nal de Agri­cul­tu­ra e De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral, atra­vés da Di­re­ção Re­gi­o­nal de Agri­cul­tu­ra, e a ideia é pro­cu­rar iden­ti­fi­car e mi­ti­gar pra­gas agrí­co­las, es­tru­tu­ran­do-se em qua­tro fa­ses.

O pri­mei­ro estágio cor­res­pon­de ao pro­ces­so de iden­ti­fi­ca­ção dos or­ga­nis­mos que são pre­ju­di­ci­ais, po­den­do ser de­sig­na­dos por pra­ga de qua­ren­te­na ou pra­gas re­gu­la­men­ta­das de não qua­ren­te­na. Em se­gui­da, ini­cia-se um pro­ces­so de aná­li­se e ges­tão do ris­co das pra­gas, par­te em que são apli­ca­das me­di­das fi­tos­sa­ni­tá­ri­as (uti­li­za­das pa­ra evi­tar a pro­pa­ga­ção de pra­gas agrí­co­las) e pos­te­ri­or ela­bo­ra­ção de pro­to­co­los de atu­a­ção, de acor­do com o lo­cal em ques­tão.

Já na ter­cei­ra fa­se, são con­ce­bi­dos no­vos sis­te­mas de mo­ni­to­ri­za­ção, mé­to­dos de de­te­ção pre­co­ce e re­des de aler­ta. Os pro­ce­di­men­tos são ob­ser­va­dos e ana­li­sa­dos, atra­vés de uma pla­ta­for­ma in­for­má­ti­ca, co­mum, que dis­po­ni­bi­li­za­rá em tem­po re­al in­for­ma­ções úteis per­mi­tin­do uma mai­or ve­lo­ci­da­de de resposta, em si­tu­a­ções de ris­co.

Por fim, a quar­ta e úl­ti­ma etapa cor­res­pon­de à sen­si­bi­li­za­ção dos agen­tes do se­tor e dos ci­da­dãos, por meio de uma for­ma­ção es­pe­ci­a­li­za­da levada a ca­bo por téc­ni­cos com com­pe­tên­ci­as na de­te­ção e ges­tão de pra­gas, nas di­ver­sas re­giões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.