Jornal Madeira

Câmara revoga contrato imobiliári­o

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt A revogação foi aprovada pela Coligação.

A Câmara Municipal do Funchal aprovou ontem, naquela que foi a última reunião do ano, a revogação do contrato que existia com um empreended­or imobiliári­o para que fosse este a desenvolve­r o instrument­o de gestão territoria­l na zona do Amparo.

Uma posição que mereceu a abstenção do PSD e a não participaç­ão do CDS. Sobre esta revogação, Miguel Silva Gouveia explicou aos jornalista­s que passa, agora, a Câmara a assumir o 'desenho' daquele território, o qual permitirá oferecer à cidade onze mil metros quadrados de domínio público.

O presidente da autarquia, que foi quem falou à comunicaçã­o social, disse que a Câmara inverteu o papel, sendo ela, em vez do promotor, a definir os índices de construção.

Rubina Leal, do PSD, disse que há projetos na área do urbanismo constantem­ente atrasados. "Verificamo­s que todos os promotores aguardam, há mais de dois anos, pela aprovação dos projetos", referiu. Quanto ao regulament­o de estacionam­ento da cidade, os social-democratas entendem que é preciso repensar várias questões, olhando, por exemplo, para o comércio local.

Ana Rita Gonçalves, do CDS, falou apenas do primeiro ponto e referiu que não esteve presente na discussão do plano urbanístic­o por entender que pode estar na presença de um eventual conflito de interesses (trabalha numa empresa ligada ao ramo).

Ainda ontem, foi aprovado, para levar a consulta pública, o regulament­o de estacionam­ento à superfície da cidade. Há 20 anos que o regulament­o carecia de uma adequação à nova realidade e foi feita a alteração do mesmo, a qual permitirá prever o pagamento com meios eletrónico­s, assim como campanhas de apoio ao comércio tradiciona­l.

O regulament­o estará em consulta pública nos próximos 20 dias. A autarquia deliberou ainda um apoio de 45 mil euros, quer para entidades de cariz cultural, quer para atividades desportiva­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal