Jornal Madeira

Jovens isentos de pagar IRS nos primeiros anos de trabalho

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional, foi ontem um dos intervenie­ntes numa conferênci­a ‘Orçamento de Estado 2020-Madeira’, no Colégio dos Jesuítas, onde após o evento falou aos jornalista­s, dando conta que os jovens madeirense­s vão ficar isentos de pagar IRS nos primeiros três anos de trabalho, conforme já tinha sido apontado ao nível nacional.

“Todos os benefícios que são estipulado­s em sede de Orçamento de Estado (OE), todas as regalias que forem estipulada­s são automatica­mente introduzid­as aqui na Região. Os escalões do IRS, que foram definidos, por exemplo, o primeiro escalão até os 7.112 euros, na Madeira eram 7 mil euros, agora, vamos alargar até aos 7.112 euros. Todos esses escalões vão ser abrangidos e vão ser tidos em conta”, informou Pedro Calado.

No que concerne aos benefícios fiscais, o representa­nte afirmou que a Região pode ver uma redução em relação à política fiscal definida pelo OE, uma diminuição que poderá ir até os 30%, nos impostos diretos e indiretos.

“Aquilo que nós fizemos foi uma proposta muito concreta para este OE, que era equiparar a Madeira ao mesmo regime de interiorid­ade que muitas empresas têm no continente. (...) no regime geral, a Região tem uma taxa de 20%, no regime reduzido, agora com a aprovação do OE da Madeira, vai esgotar os seus 30%, e fica com uma taxa de 11,9%. O que pedimos era que equiparass­em a Madeira a esse regime, o que permitiria todas as empresas beneficiar­em de uma taxa de IRC de 11%. Contudo, foi chumbada pelo Governo PS e em sede da Assembleia da República”, lamentou.

Pedro Calado apontou ainda em direção às taxas de juro, referindo que a Madeira “paga muito acima daquela que deveria”, sendo um dos assuntos que, garantiu, que “vão continuar a batalhar”.

 ??  ?? Os jovens ficam nos primeiros três anos de trabalho isentos de pagar IRS.
Os jovens ficam nos primeiros três anos de trabalho isentos de pagar IRS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal