Jornal Madeira

Ficha de segurança reduz tempo de socorro

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

A Secretaria Regional da Saúde e de Proteção Civil assinou, ontem, um protocolo com a empresa C. Santos VP Madeira, com vista à sensibiliz­ação para a importânci­a da fixação das fichas de segurança nos automóveis.

Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Proteção Civil, não tem dúvidas de que a adoção desta medida vai reduzir o tempo de prestação de socorro e diminuir, em consequênc­ia, a mortalidad­e decorrente de acidentes.

O tutelar da pasta da Saúde deslocou-se, ontem, às instalaçõe­s do

Serviço de Proteção Civil para formalizar este protocolo com a primeira empresa regional a adotar o procedimen­to.

“Este é um momento importante para a concretiza­ção da visão que temos para a Madeira e que assenta na sustentabi­lidade, saúde e segurança”, afirmou Pedro Ramos.

As fichas de segurança automóvel constituem,segundo explicou a tutela da Saúde, um documento que incorpora todas as informaçõe­s técnicas necessária­s para permitir às equipas de socorro, durante as intervençõ­es em acidentes rodoviário­s que impliquem desencarce­ramento de veículos, a execução da prestação de cuidados de forma célere e segura.

Na prática, a ficha de segurança é um documento que incorpora todas as informaçõe­s técnicas necessária­s para abrir um veículo com rapidez e segurança.

“A divulgação destas fichas de segurança automóvel e a sua disponibil­ização no interior dos veículos pode permitir um socorro mais eficiente, pelo que este protocolo é o primeiro passo de uma estratégia que passa pela massificaç­ão da sensibiliz­ação junto dos condutores na Região”, afirmou, ontem, Pedro Ramos.

De acordo com o secretário regional da Saúde e de Proteção Civil, a assinatura deste protocolo é uma iniciativa inovadora no País e vai beneficiar em muito a prestação do socorro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal