Jornal Madeira

1RYR GLUHWRU GD $30 ŇVHP ŬOWURVʼn H ŇHPSROJDGR­ʼn SDUD DQJDULDU WXULVWDV

Nuno Vale é o novo diretor executivo da Associação de Promoção. É de Lisboa e inicia funções, na Madeira, a 1 de março, numa missão que considera “desafiante”: a de contrariar tendências e trazer mais turistas e mais riqueza ao destino.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

“Venho sem filtros, o que me vai ajudar a ver isto de uma perspetiva diferente. Vai-me ajudar a ver soluções diferentes para atingir o fim: aumentar o número de turistas e a receita na ilha”. A convicção é de Nuno Vale. O novo diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira (APM) é de Lisboa e assume funções a 1 de março.

O sucessor de Roberto Santa Clara tem experiênci­a internacio­nal, esteve ligado à promoção, ao marketing digital e trabalhou com players de relevo para o destino Madeira, como sejam o Turismo de Portugal, organismos de promoção externa e outras regiões turísticas.

Natural de Lisboa, o novo responsáve­l pela promoção do arquipélag­o assinou, ontem, contrato para uma missão que diz estar empolgado por começar.

“Aceitei este desafio porque quero contribuir para algo maior. Isto não é um trabalho. É uma missão, a de promover Portugal, uma região e um setor que é tão importante para a riqueza da ilha e isso é um fator extremamen­te motivador, empolgante e desafiante", declarou ao JM.

Consciente das dificuldad­es, com os números do turismo em queda na Madeira, os constrangi­mentos decorrente­s do aeroporto, a falta de ligações e as falências das companhias aéreas, Nuno Vale diz acreditar que é nas adversidad­es que se encontram muitas oportunida­des.

“O turismo da Madeira tem muitas vantagens competitiv­as que precisam de ser exploradas e valorizada­s. As pessoas precisam de conhecer as pequenas pérolas que a Madeira tem para oferecer, para a tornar num destino mais competitiv­o, mais empolgante. Não digo que essas coisas já não existam, mas é preciso que as pessoas saibam”, declara Nuno Vale.

O facto de não ser da Região pode se afigurar, acrescenta, como “uma oportunida­de de ver de uma perspetiva diferente daquela que se vê quando se está dentro do setor”.

Para já, Nuno Vale não fala sobre estratégia­s. É tempo, conclui o novo diretor da APM, para “ler dossiês, conhecer a casa, as direções, os associados”.

Escolhido entre 60 perfis

Satisfeito com o currículo de Nuno Vale, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, destaca a sua experiênci­a profission­al. O governante recorda que a escolha do diretor executivo da APM “foi um processo muito profission­al”, com recurso a uma empresa especializ­ada de ‘headhuntin­g’ e uma seleção baseada num perfil assente nos ativos profission­ais e nos interesses do destino.

Inicialmen­te, foram selecionad­as 60 pessoas pela empresa. Entre as seis que passaram à fase de entrevista com o secretário regional, foi escolhido Nuno Vale.

O facto de ter uma “competênci­a acrescida na área do marketing digital” contribuiu também para a escolha. “O marketing digital é a grande prioridade porque facilita a rentabiliz­ação dos investimen­tos que se fazem na promoção e permitem chegar ao maior numero de pessoas, criando notoriedad­e ao destino”, explica Eduardo Jesus.

 ??  ?? Nuno Vale é o novo diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira.
Nuno Vale é o novo diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal