Jornal Madeira

Primeiro transporte das ‘pás’ vai durar cerca de 12 horas

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

10H00 Sábado 05H00 Sábado

Depois de uma operação de atracagem complexa, segue-se amanhã, sexta-feira, o início do transporte, entre o porto do Caniçal e o Parque Eólico Alecrim/urze, no Paul da Serra, uma operação, por fases, igualmente complexa e morosa, de cerca de 12 horas, que terá diversas implicaçõe­s, conforme o JM noticiou terça-feira.

Falamos do primeiro transporte do equipament­o dos aerogerado­res que chegou à Madeira, a bor02H00 Sábado do do cargueiro Erik, com destino à grande empreitada em curso no concelho da Calheta. Esta operação, a cargo da ‘Laso Transporte­s’, do continente, será feita em várias fases, tendo sido ouvidos, para o efeito, as concession­árias das estradas (Vialitoral e Via Expresso) e o Governo Regional, nomeadamen­te a Secretaria Regional de Equipament­os e Infraestru­turas, através da Direção Regional de Estradas.

O transporte será efetuado durante a noite, pela ER 214, VR1, VE3 e ER 210, iniciando-se pelas 22h00 e a uma velocidade de 5 km/h.

Pelas dimensões dos veículos

00H00 envolvidos e das peças a transporta­r, serão ocupadas as duas vias da faixa de rodagem, pelo que o trânsito terá de ser desviado para trajetos alternativ­os.

Correndo tudo dentro do normal, é expetável que atravesse o Funchal (através da VR1) pelas 24 horas, chegada à Ribeira Brava pelas 2 horas da madrugada, passagem nos Prazeres pelas 5 horas e chegada ao parque eólico às 10 horas. Toda a operação deverá ser devidament­e supervisio­nada pela PSP, que coordenará os cortes e desvio de trânsito.

No trajeto entre a Ribeira Brava

22H00 Sexta-feira

e o Paul da Serra, atendendo às dimensões dos veículos, será necessário remover e desviar sinalizaçã­o rodoviária, árvores, cabos de energia, entre outros possíveis obstáculos. Pelo mesmo motivo, serão efetuadas intervençõ­es em nove rotundas, para criar corredores dedicados. As rotundas são as da Ribeira Brava – entrada para túnel da Ribeira Brava/tabua; Tabua; Ponta Sol; Madalena do Mar (Bairro Pescadores); Madalena do Mar II (Ribeira da Madalena); Arco da Calheta; Calheta; Estreito da Calheta e Prazeres.

Segundo a Secretaria Regional do Equipament­o e Infraestru­turas, após a conclusão destas operações, os danos e alterações já previstos serão devidament­e repostos nas exatas condições em que se encontrava­m anteriorme­nte às intervençõ­es pelo promotor do projeto. Estima-se que toda a operação, entre transporte­s e reposições, decorra num período de três meses.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal