Jornal Madeira

)XQFKDO RŬFLDOPHQW­H QD UHGH QDFLRQDO

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) está integrada, formalment­e, na rede de municípios Adapt. Local. Na verdade, o Município do Funchal já faz parte daquela rede desde 2016, “estando na linha da frente da estratégia de combate às alterações climáticas”. O Funchal tem procurado contribuir para mitigar a peugada ecológica da nossa presença na cidade. A Adapt.local, que agora passa a ter personalid­ade jurídica, poderá estabelece­r novas fontes de financiame­nto numa estratégia que se pretende integrada em todos os municípios do País, conforme esclareceu, ontem, aos jornalista­s, o presidente da Câmara Municipal do Funchal.

O Funchal e Ponta Delgada são os únicos municípios das ilhas portuguesa­s que integram a Adapt.local. Já pertencia à rede informal. Os municípios tomaram a decisão de passar a uma associação formal, o que permite ter acesso a comités ligados ao clima e a ter acesso a fundos comunitári­os que visem medidas de combate às alterações climáticas.

No final da habitual reunião semanal, Miguel Silva Gouveia afirmou que foi aprovado por unanimidad­e que o município passe a integrar a rede Adapt.local e que, desta forma, se possa desenvolve­r uma estratégia nacional, permitindo alavancar com o financiame­nto comum a toda a nova rede. Uma decisão para a qual o CDS, pela voz de Ana Rita Gonçalves, manifestou o seu regozijo.

Na reunião de ontem foi ainda aprovada a abertura de um concurso para a contrataçã­o de cinco pessoas que vão trabalhar exclusivam­ente na deteção, monitoriza­ção e controlo das fugas de água. “Estamos a contratar uma equipa de cinco profission­ais: três técnicos especialis­tas na área da informátic­a, um engenheiro eletromecâ­nico ou eletrotécn­ico e ainda um técnico superior na área da Matemática”, explicou o edil, referindo que a abertura do concurso irá para o terreno nos próximos dias. A medida recebeu a aprovação por unanimidad­e. Outra aprovação foi a sexta edição do Prémio ‘Maria

Aurora’, que visa distinguir trabalhos na área da igualdade de género. Miguel Silva Gouveia afirmou que, nas últimas edições, tem havido trabalhos importante­s que têm despertado para a importânci­a da igualdade de género.

O PSD, pela voz de Paula Menezes, diz não entender o facto de o subsídio de risco para os funcionári­os que trabalham com resíduos ainda não ter sido implementa­do. A iniciativa foi levada há dois anos à reunião de Câmara e esta “ainda não teve o cuidado de fazer o trabalho para que se consiga fazer esta implementa­ção”.

 ??  ?? Miguel Silva Gouveia falou da importânci­a da Madeira estar na Adapt.local.
Miguel Silva Gouveia falou da importânci­a da Madeira estar na Adapt.local.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal