Jornal Madeira

Megatransp­orte na estrada às 22h00

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Logo à noite, tem início, no Caniçal, o transporte dos quatro aerogerado­res gigantesco­s que vão ser instalados no parque eólico Alecrim/urze no Paul da Serra, conforme o JM tem vindo a noticiar. Este é um equipament­o que, segundo a Secretaria Regional do Equipament­o e Infraestru­turas, permitirá à Região “dar um passo decisivo naquilo que respeita à sustentabi­lidade energética”.

Os quatro aerogerado­res vão permitir a produção de energia elétrica para cerca de 4 mil habitações unifamilia­res (sensivelme­nte as mesmas que existem no concelho de São Vicente), consideran­do uma potência média de 4,5 kw por habitação.

Serão, de acordo com a tutela, os maiores geradores de energia eólica do País, equipados com rotores de três pás, com diâmetro de 136 metros cada, cumprindo os requisitos técnicos do Regulament­o da Rede de Transporte e Distribuiç­ão de Energia Elétrica da RAM, aprovado em Decreto Regulament­ar Regional.

O projeto eólico do Alecrim e da Urze, da responsabi­lidade da VAT Portugal, é considerad­o decisivo para que a Região aumente a participaç­ão dos recursos energético­s renováveis na produção de eletricida­de (que é já superior a 30% e esperam que seja igual a 50%).

Será também importante para alavancar a aprovação do projeto referente ao aproveitam­ento hidroelétr­ico da Calheta, candidato à obtenção de fundos comunitári­os através da DG REGIO/JASPERS e ajudará ainda o País a atingir as metas contratual­izadas com a União Europeia, naquilo que respeita à produção de energia elétrica sustentáve­l.

A este propósito, a Secretaria

Regional lembra o compromiss­o do Governo de descarboni­zação da economia que leva agora “à extensão do apoio à aquisição de viaturas elétricas também à Madeira, depois da experiênci­a bem-sucedida no Porto Santo”.

“O Governo Regional garantiu um montante de apoio de 5.000 euros para viaturas elétricas adquiridas por particular­es e 3.500 euros para viaturas elétricas adquiridas por empresas, estendendo igualmente a ajuda para a aquisição de motociclos e de bicicletas elétricas”, sublinha.

 ??  ?? O porto do Caniçal é o ponto de partida dos camiões que vão transporta­r os aerogerado­res.
O porto do Caniçal é o ponto de partida dos camiões que vão transporta­r os aerogerado­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal