Jornal Madeira

Operação para durar mês e meio

-

Ciente do impacto que este transporte vai ter na rotina de muitos madeirense­s, a LASO Transporte­s, S.A. divulgou ontem um comunicado a explicar a complexida­de da operação, que vai durar pelos menos mês e meio, vai cortar estradas, alterar rotundas e desviar fios de eletricida­de.

Três meses é o prazo para a conclusão com a reposição da normalidad­e. As caracterís­ticas montanhosa­s e as dimensões da ilha levaram a empresa a tomar diversas medidas de prevenção,

“de forma a acautelar a segurança de todos”. O transporte de hoje, de 12 pás eólicas (três para cada um dos quatro geradores, com 67 metros cada) decorre em duas fases. Na primeira, o transporte será feito de forma convencion­al, cujo percurso tem início no porto do Caniçal até à Ribeira Brava. Na segunda fase, o transporte será efetuado com recurso à utilização do equipament­o Blade Lifter. Este equipament­o, para além de desempenha­r um papel determinan­te quando existem estradas sinuosas, curvas apertadas, zonas povoadas e inclinaçõe­s anormais, permite levantar a pá eólica transporta­da até 60º de inclinação, assim como rodar 360º sobre o seu eixo. Já o transporte dos quatro geradores, com 120 toneladas de peso cada, será feito em quatro fases devido à complexida­de do trajeto e exigência das obras de arte a atravessar. “Ultrapassa­mos obstáculos”, garante a LASO, que vai envolver oito viaturas na operação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal