Jornal Madeira

“Quando olho pela janela, parece TXH ŬTXHL FRP D UHVSLUD§£R FRUWDGDʼn

Até ao dia 20 de Fevereiro de 2010 já tinham surgido alguns sustos, tendo sido o mais gravoso o dia 2 de fevereiro de 2010.

-

Recordo que nos dias anteriores a previsão para o dia 20 de Fevereiro era de grandes quantidade­s, principalm­ente a previsão feita no dia 19 às 12h00. Na figura apresenta-se a previsão da quantidade de precipitaç­ão prevista para o dia 20, das 09h00 às 12h00. Valores elevados, na ordem dos 70 mm.

Nestes dias realizaram-se várias reuniões no Serviço Regional de Proteção Civil, na altura na Quinta Magnólia, onde foram sendo apresentad­as as previsões e atualizaçõ­es das previsões. Recordo-me que no dia 18 tinha chovido com alguma intensidad­e e tinha sido também registado vento excecional­mente forte, tanto que as espias da estação meteorológ­ica de São Jorge partiram e ainda neste dia foi reparada. Surpreende­ntemente, a rajada máxima tinha sido mesmo forte, 159,1 km/h.

No dia 19 de fevereiro fui convidado para ir à Antena 1 Madeira, para falar sobre os registos meteorológ­icos e sobre a previsão para o dia seguinte. O antigo jornalista da Antena 1 Madeira, Egídio Carreira, de entre várias questões sobre o que vinha acontecend­o, perguntou repetidame­nte: mas amanhã vai chover? Ao que eu ia respondend­o que sim, que ia chover muito. Perguntava-me quanto e eu ia respondend­o sempre: vai chover muito, quanto não sei exatamente, mas vai chover muito. Penso que terei dito ‘talvez como no passado dia 2 de fevereiro’, porque esse dia era a minha referência.

 ??  ?? A forte precipitaç­ão desse dia fez com que várias ruas ficassem totalmente inundadas.
A forte precipitaç­ão desse dia fez com que várias ruas ficassem totalmente inundadas.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal