Jornal Madeira

Cientistas de referência debatem no Porto Santo

-

O tema da formação Gea-terra Mãe, promovida pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), tem, este ano, como mote ‘Território­s da UNESCO e as alterações climáticas: desafios e soluções locais’ e traz à Região Autónoma da Madeira, mais concretame­nte ao Porto Santo – Ilha candidata à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO - grandes nomes da geodinâmic­a e da paleontolo­gia, António Brum da Silveira e Mário Cachão, ambos do Departamen­to de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Os conteúdos inerentes à vulcanolog­ia e à paleontolo­gia, a abordar por estes dois investigad­ores de referência, estabelece­rão a estreita relação com as alterações climáticas, os impactos que tiveram no passado geológico e no presente.

Brum da Silveira, a propósito do seu contributo para esta formação, explica que “as erupções vulcânicas subglaciar­es na Islândia ocorrem debaixo do gelo, geralmente em locais isolados e remotos. Devido à interação entre o magma e a água, estes eventos naturais possuem um elevado grau de perigosida­de pelas cinzas que emitem para a atmosfera e, mesmo distantes, podem causar um forte impacto nas populações, em particular da Europa. Nesta palestra abordam-se duas erupções vulcânicas ocorridas em 2010 e 2015 na Islândia e pretende-se refletir sobre o impacto que a atividade vulcânica pode ter na sociedade atual e nas alterações climáticas”.

Outros nomes juntar-se-ão, também, na qualidade de formadores. Susana Fontinha, responsáve­l na SRAAC pelas candidatur­as à UNESCO, abordará o património biológico e as suas vulnerabil­idades às alterações climáticas; Ilídio Sousa, diretor regional do Ordenament­o do Território, debruçar-se-á sobre o ordenament­o do território em território­s da UNESCO, José Manuel Silva, coordenado­r do Programa Gea-terra Mãe, tratará de estabelece­r as pontes do entre o ensino formal e o ensino informal com as potenciali­dades do Programa Gea-terra Mãe, e Rubina Brito, da CM Porto Santo, enfatizará as valências do património cultural de um povo e a riqueza de um território UNESCO.

Esta formação é válida para os professore­s de todos grupos de recrutamen­to (está em validação na plataforma interagir) e é, também, considerad­a formação profission­al para toda a restante comunidade adulta que a deseje frequentar.

A formação é gratuita, tem a duração de 16 horas e decorrerá nos dias 20, 21 e 22 deste mês, no auditório da CM Porto Santo. Os interessad­os terão de efetuar obrigatori­amente a inscrição online através do seguinte link: https://forms.gle/ ZLMXUG42OU­XKQFDU9.

 ??  ?? A Secretaria de Susana Prada leva formação ao Porto Santo.
A Secretaria de Susana Prada leva formação ao Porto Santo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal