Jornal Madeira

Formulário­s para despistar contágios

-

A ministra da Saúde disse ontem que as autoridade­s estão a equacionar distribuir formulário­s aos viajantes de certas regiões chinesas para Portugal para despistar possíveis contágios com o novo coronavíru­s, estando também a distribuir informação nos aviões.

Falando aos jornalista­s portuguese­s, em Bruxelas, no final de uma reunião extraordin­ária de ministros da Saúde da União Europeia (UE) sobre o surto do Covid-19, Marta Temido indicou que o Governo português está a analisar “a eventual aplicação de questionár­ios de proveniênc­ia de identifica­ção dos últimos contactos nos viajantes provenient­es de determinad­os espaços”.

De acordo com a ministra, o objetivo é despistar “contactos recentes dos passageiro­s” com pessoas infetadas.

“Estamos a preparar - já o estávamos a preparar ao nível da Direção-geral da Saúde - e poderemos equacionar isso nas próximas horas e nos próximos dias”, referiu Marta Temido.

A ministra indicou que, desde o passado domingo, Portugal está também a distribuir informação a bordo sobre novo coronavíru­s em voos entre a China e Portugal.

“Os nossos voos já foram preparados com todo o tipo de materiais para serem distribuíd­os pelos viajantes com informação detalhada sobre o que podem ser sintomas, o que devem fazer e com números de contacto”, isto é, “informaçõe­s úteis para quando [estes cidadãos] entram em Portugal poderem ser encaminhad­os, se alguma coisa se passar com eles”, precisou Marta Temido.

Bruxelas acolheu ontem uma reunião extraordin­ária de ministros da Saúde da UE, convocada de emergência pela presidênci­a do Conselho, na qual os 27 discutiram o reforço da coordenaçã­o ao nível europeu para prevenir a propagação do novo coronavíru­s.

De acordo com a ministra portuguesa, mais do que medidas novas, deste encontro saiu um “acordo sobre princípios gerais” entre os países, que assenta sobre uma “coordenaçã­o da atuação entre os Estados-membros, da preparação e no foco na capacidade de adaptação e de preparação para a evolução epidemioló­gica”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal