Jornal Madeira

Quem é o suspeito Christian Brueckner

-

O suspeito de ter sequestrad­o e assassinad­o Maddie foi identifica­do ontem pela imprensa britânica e alemã. Trata-se de Christian Brueckner, um homem de 43 anos, que está detido na Alemanha a cumprir uma pena de sete anos de prisão por violação de uma norteameri­cana em Portugal.

O alemão foi alvo de cinco pedidos de cooperação judiciária internacio­nal, dirigidos ao Ministério Público português, incluindo no processo que investiga o desapareci­mento da criança inglesa, revelou ontem a Lusa.

Brueckner, que passou mais de uma década a viver em Portugal e saiu do País pouco tempo depois do desapareci­mento de Maddie, chegou ao Algarve em 1995 com 18 anos. De acordo com a TVI24, disse à família que trabalhava em ‘catering’ e como ‘faz tudo’ quando, afinal, se dedicava a traficar estupefaci­entes e a assaltar hotéis e casas de férias. O alemão foi denunciado à polícia no caso de Maddie porque, 10 anos depois do desapareci­mento da criança, em 2017, estava num bar com um amigo quando passou na televisão um apelo, a propósito do aniversári­o do rapto, e Brueckner comentou que “sabia de tudo” o que tinha acontecido a Maddie, tendo depois mostrado ao amigo um vídeo em que violava uma mulher. Este amigo terá levado o caso às autoridade­s.

O suspeito alemão também terá debatido pormenores do caso numa conversa num ‘chat’ online, que foi levada à atenção das autoridade­s portuguesa­s, mas só anos mais tarde foi possível constituir Brueckner como suspeito formal. Registos telefónico­s colocam o homem na área da Praia da

Luz no dia em a criança inglesa desaparece­u.

Ao longo dos últimos 13 anos, é a primeira vez que a polícia assume ter um suspeito formal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal