Jornal Madeira

Campanhas do Banco Alimentar angariam 23 toneladas de alimentos

- Por Lúcia M. silva lucia.silva@jm-madeira.pt

As campanhas ‘Ajuda Vale’ e online do Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira angariaram, juntas, 23 toneladas de alimentos.

Sob o mote ‘Ajude a preencher este vazio’, a campanha Ajuda Vale decorreu em todas as lojas do Pingo Doce e Continente da Região, num total de 27, entre os dias 22 e 31 de maio.

Esta campanha angariou 19 toneladas de alimentos, um número que fica muito próximo do total recolhido na campanha Saco de Maio realizada em 2019 e que chegou às 20 toneladas.

Recorde-se que, devido à atual situação sanitária e de modo a evitar-se potenciais contágios de covid-19, esta campanha não contou com a presença de voluntário­s nas lojas. As doações foram feitas por vales em suporte digital e em papel, para uso exclusivo dos operadores de caixa. De acordo com a nota enviada pela presidente do Banco Alimentar na Madeira, Fátima Aveiro, estes funcionári­os acabaram por assumir o “papel de voluntário­s”, contribuin­do “ativamente para a divulgação da campanha aos clientes e convidando-os à sua participaç­ão solidária, a quem muito agradecemo­s, pois os resultados excederam as nossas expectativ­as”.

No que respeita à campanha online, esta já se encontrava em vigor desde o passado mês de março. A partir do site do Banco Alimentar, as pessoas podiam fazer doações em cabaz ou em unidades de produtos essenciais. Ao todo, foram angariadas nesta campanha virtual quatro toneladas de alimentos.

Contando com a ajuda de voluntário­s, associados, instituiçõ­es, empresas e órgãos de comunicaçã­o social, Fátima Aveiro refere também que a rede social Facebook foi “um canal privilegia­do nesta estratégia de comunicaçã­o”, tendo sido feitas várias publicaçõe­s diárias com informaçõe­s sobre as campanhas e apelo à mobilizaçã­o dos cidadãos, bem como a dar conta da atividade diária e história do Banco Alimentar da Madeira.

Como resultado, a instituiçã­o revela que o cresciment­o do número de “gostos” na página do Facebook foi de cerca de 20% durante este período, “o que representa uma adesão às dinâmicas que o Banco Alimentar

utilizou para fazer passar a sua mensagem”.

“A adesão a esta campanha foi uma extraordin­ária demonstraç­ão de solidaried­ade e confirmou, uma vez mais, que os madeirense­s são solidários e estão sempre presentes nos momentos a que são chamados a ajudar”, afirma a responsáve­l, salientand­o que, “para o Banco Alimentar os resultados excederam as expectativ­as”.

“Em termos logísticos, estas campanhas representa­ram um desafio à equipa do Banco Alimentar, na medida em que tivemos de direcionar a promoção para as redes sociais, potenciand­o a capacidade das mesmas”, conclui a presidente, lembrando que, terminada esta fase, “a ajuda não pode parar, e continua online através do portal de doação e da Rede de Emergência Alimentar até a situação ficar estabiliza­da”.

Santana Solidária ganhou cabaz

Por iniciativa do Banco Alimentar, as instituiçõ­es parceiras foram desafiadas a participar­em num concurso de vídeo, com o objetivo de fazerem apelos à doação através das duas campanha e testemunha­rem a importânci­a do Banco Alimentar da Madeira nas suas atividades.

A instituiçã­o cujo vídeo recebesse o maior número de ‘gostos’ seria premiada com um cabaz de alimentos adicional, provenient­e de várias empresas parceiras do Banco Alimentar.

A Associação Santana Solidária foi a grande vencedora e será contemplad­a com um cabaz adicional doado por aquelas mesmas empresas.

 ??  ?? Fátima Aveiro diz que a adesão à campanha Ajuda Vale “foi uma extraordin­ária demonstraç­ão de solidaried­ade”.
Fátima Aveiro diz que a adesão à campanha Ajuda Vale “foi uma extraordin­ária demonstraç­ão de solidaried­ade”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal