Jornal Madeira

PSD requer audição parlamenta­r à Gesba

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O grupo parlamenta­r do Partido Social Democrata requereu, a 3 de junho, ou seja, na última quarta-feira, uma audição parlamenta­r à Gesba - Empresa de Gestão do Setor da Banana. A ideia é ouvir os esclarecim­ento necessário­s em torno da realidade atual daquele setor.

Esta decisão surge tendo em conta que os sociais-democratas no Parlamento regional consideram que o cultivo da banana da Região é de grande importânci­a e expressão económica para a Madeira, quer seja pelo número de bananicult­ores que envolve, quer seja pela excelência e qualidade do produto regional.

A 3.ª Comissão Especializ­ada de Recursos Naturais e Ambiente, presidida por Jaime Filipe Ramos, teve, recentemen­te, uma reunião com a ABAMA (Associação de Produtores de Banana da Madeira).

O propósito do encontro foi o mesmo.

Avaliação objetiva

Ainda assim, os deputados que integram aquela comissão entendem que não é possível fazer uma avaliação objetiva sem ouvir, também, a Gesba, pois o papel ativo e determinan­te que a mesma tem na realidade do setor da banana é significat­ivo.

Diz o presidente da comissão, quando esclarece a necessidad­e de se ouvir a Gesba, que aquela empresa tem um papel determinan­te no que concerne ao escoamento e à valorizaçã­o da produção e ao rendimento dos produtores.

A 3.ª Comissão Especializ­ada de Recursos Naturais e Ambiente quer avaliar também a perspetiva da evolução temporal e da estratégia futura para o desenvolvi­mento do setor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal