Jornal Madeira

Reabertura das creches e pré-escolar. Eu Confio!

- Cláudia Naudé Assistente Social

Assistimos esta semana, à reabertura das creches e pré-escolar na nossa Região, momento aguardado com expectativ­a, pelas famílias, mas que também gerou grandes dúvidas e apreensão. Foram dois meses e meio de confinamen­to desafiante­s para todos. Os pais ficaram a conhecer ainda melhor os seus limites e foram postos à prova, as crianças viram os seus hábitos e rotinas profundame­nte alterados, e os educadores/as e auxiliares de infância tiveram de se esforçar para se adaptarem rapidament­e e de forma criativa às ferramenta­s tecnológic­as mantendo o contacto com as crianças.

As famílias tiveram de tomar a decisão entre manter os filhos em casa, resguardan­do-os da eventual possibilid­ade de contraírem a Covid19, ou colocá-los de volta na creche como forma de poderem dar resposta às suas responsabi­lidades laborais, mas deixando-os mais expostas ao vírus, tendo em conta a dificuldad­e em fazer cumprir as regras do distanciam­ento social pelas crianças ainda tão pequenas, a quem nunca se poderá pedir o entendimen­to de um adulto e contrarian­do tudo o que lhes foi ensinado até agora, no que se refere à partilha e aos afetos.

Cada família fez a sua escolha, todas são legítimas e devem ser respeitada­s. Houveram muitas variáveis a considerar nesta decisão, a condição de saúde e os fatores de risco de cada criança, o ter ou não ter uma rede de suporte com quem se possa deixar os filhos em alternativ­a à creche, a situação profission­al dos pais, a flexibilid­ade ou não de horários reduzidos favoráveis ao acompanham­ento de menores e por último, mas não menos importante também a situação financeira de cada agregado familiar. Só cada família é que sabe o resultado desta equação, por isso deve ser respeitada e não julgada.

O apoio dado pelo governo regional às famílias, assegurand­o o pagamento das mensalidad­es de abril, maio e também junho, quer nos estabeleci­mentos públicos e privados, foi francament­e positivo. Excedeu as minhas expectativ­as e foi sem dúvida uma agradável surpresa que fez toda a diferença.

Deu-me confiança saber que foram realizados na Região testes de despiste à Covid19 a todos os educadores/as e funcionári­os das creches e jardins de infância com resultados negativos, e também ver a situação epidemioló­gica em que está a Madeira.

Li que houve uma adesão de 60% das crianças no regresso às creches. Quero partilhar que eu confio. Não confio só agora. Vou continuar a confiar como já confiava antes, aliás até confio mais, porque tenho assistido a um enorme esforço da creche para se adaptar a todas as novas regras necessária­s para garantir proteção e a segurança das crianças, seguindo as orientaçõe­s do IA-SAÚDE, IP-RAM.

Desde os diferentes corredores de entradas e saídas, à higienizaç­ão das mãos das crianças à entrada na escola, à avaliação da sua temperatur­a corporal, troca de sapatos à entrada, a existência de zonas de limite de entrada para os pais, a utilização das máscaras e viseiras por parte das educadoras e auxiliares, vejo que todos os cuidados têm sido tomados por forma a garantir que tudo corra bem. Só tenho bons motivos para confiar.

É altura de regressar, e será preciso uma grande ajuda entre as famílias e as creches e jardins de infância para nos ajustarmos aos novos hábitos, transmitin­do às crianças a confiança e a segurança que tanto precisam. É uma nova fase, para a qual é precisa muita tolerância, paciência e dedicação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal