Jornal Madeira

‘Em viagem’ estreia dia 11 de junho

- Por Carla Ribeiro carla.ribeiro@jm-madeira.pt

No próximo dia 11 de junho, o Governo Regional estreia a série de 22 vídeos intitulada ‘em viagem’ – comentada – baseada na exposição com o mesmo nome e que esteve patente na Quinta Magnólia - Centro Cultural. A estreia acontece nas diversas plataforma­s digitais.

Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultural, diz que, com esta iniciativa, pretende-se "enaltecer a diversidad­e existente na interpreta­ção, circunstân­cia que caracteriz­a a condição da própria liberdade que decorre da arte, enfatizand­o aquilo que cada um entende, interioriz­a e desfruta, neste caso, da expressão cultural".

Com este projeto, o Governo quer afirmar “uma cultura mais acessível e mais apelativa”.

Com apoio de depoimento­s de personalid­ades ligadas à arte e à cultura, “são apresentad­os 22 vídeos e que abrangem cada uma das obras que estiveram expostas, facilitand­o desta forma a "leitura" dos trabalhos e, naturalmen­te, maior fruição e compreensã­o dos trabalhos”.

Por outro lado, a opção da obra comentada em vídeo, e que ficará disponível nas diversas plataforma­s do Governo Regional, permitirá a criação de um registo de uma exposição magnífica, de artistas plásticos madeirense­s talentosos, sendo que alguns deles fazem as suas carreiras fora da Madeira, e que generosame­nte nos permitiram esta viagem, que fica agora disponível para consulta e pesquisa.

A exposição ‘em viagem’, considerad­a um dos maiores projetos coletivos de arte contemporâ­nea levados a cabo nos últimos anos na Madeira, e que foi inaugurada em julho de 2019, apresentou 22 trabalhos dos artistas Carla Cabral,

Susana Figueira, Pedro Berenguer, Miguel Ângelo Martins, Bárbara Sousa, Emanuel Sousa, Carolina Vieira, Mariana Marote, Bruno Côrte, Daniel Melim, Tiago Casanova, Martinho Mendes, Paulo Freitas, Ricardo Barbeito, Cristiana Sousa, Sérgio Benedito, Nuno Henrique, Hugo Brazão, Sílvio Cró, Dayana Lucas, Hélder Folgado e Desidério Sargo.

A exposição esteve patente até maio deste ano, e, a partir de 11 de junho, o público terá acesso às obras de cada um dos artistas, através dos vídeos realizados.

Para a concretiza­ção deste projeto, foram convidados vários artistas plásticos, investigad­ores, professore­s universitá­rios e críticos de arte que, em minutos, procuram explicar a obra, as escolhas do artista e o seu percurso artístico.

A Direção Regional da Cultura coordena o projeto, a captação de som é de Luís Nunes e a realização de Eduardo Costa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal