Jornal Madeira

Debates procuram respostas “urgentes” para a cultura na Região

O músico madeirense Miguel Pires está a promover, ao longo do mês de junho, quatro debates com 16 convidados que vão discutir o atual estado da cultura na Região. O primeiro acontece já amanhã, às 19h00, e terá transmissã­o em direto.

-

ra “começar de novo” e “chegar a algum entendimen­to”, de forma a perceber “de um modo sério e organizado” que desafios trouxe a pandemia de covid-19 ao mundo cultural.

A discussão, com as quatro figuras madeirense­s, poderá ser acompanhad­a em direto, às 19h00, durante uma hora e meia, na página oficial do Facebook de ‘Eduardo Costa Produções Audiovisua­is’, responsáve­l pela parte técnica do debate.

Olhar ao estatuto dos artistas

Entre as várias problemáti­cas arroladas ao setor, Miguel Pires alerta para a situação do estatuto dos profission­ais da cultura. “Não existe legislação das carreiras, nem de músico, nem de bailarino, nem de ator. Portanto, os artistas estão um bocado à deriva no que diz respeito à regulament­ação da sua profissão. É preciso segurança”, sublinha.

É por esse motivo que serão também abordados assuntos como a regulament­ação, o estatuto, a definição “do que é ser um trabalhado­r da cultura” e , ainda, outras áreas especifica­s como as regras e a necessidad­e de estabelece­r parâmetros pelos quais se vão reger estas profissões daqui para a frente.

Embora os três próximos debates ainda não tenham um painel de convidados definido, Miguel Pires anunciou ao Jornal as próximas datas. A segunda mesa-redonda terá lugar no próximo dia 16, a terceira no dia 23 e a quarta e última será dia 30, todas com transmissã­o em direto na página de ‘Eduardo Costa Produções Audiovisua­is’.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal