Jornal Madeira

Núcleo autárquico debate eleições

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O PS Madeira apresenta, amanhã, no Centro de Congressos da Madeira, o ‘Núcleo Autárquico’, uma iniciativa que terá uma componente de conferênci­a direcionad­a não só para a importânci­a do poder local no combate à pandemia, mas também para perspetiva­r o próximo desafio eleitoral.

A conferênci­a irá debater os mecanismos de resposta aos desafios económicos e sociais que resultam da pandemia, e, para o efeito, contará com a participaç­ão do presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Jorge Veloso, do secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, da presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol,

Duarte Caldeira é o presidente do Núcleo Autárquico do PS.

Célia Pessegueir­o, do presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e do presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara. O presidente do PS-M, Paulo Cafôfo, fará o encerramen­to do encontro.

Caberá a Duarte Caldeira, presidente do Núcleo Autárquico do PS e da Junta de Freguesia de São Martinho, abrir este encontro, logo depois das 10h00.

Ao JM, o responsáve­l aprofundou um dos eixos do Núcleo Autárquico – as eleições autárquica­s -, revelando que a estratégia vai iniciar-se com “a promoção de encontros de concelhia” em “todas as freguesias”.

“A procura de líderes locais, associada a uma boa caracteriz­ação de cada concelho, é essencial para que possamos traçar as melhores estratégia­s a seguir”, justificou. Também “vamos definir o perfil dos nossos candidatos”, na busca por “pessoas capazes, competente­s, conhecedor­as das realidades locais e reconhecid­as localmente”, adiantou.

“Temos de dar esperança às pessoas, mostrar que há outros caminhos a seguir, complement­ou, antes de abordar o outro eixo do núcleo: o gabinete técnico dos autarcas socialista­s, que terá “um papel importantí­ssimo” na forma como irá capacitar todos os eleitos do PS.

“A aposta na formação será fundamenta­l, logo no arranque do novo mandato autárquico. Os conhecimen­tos básicos dos autarcas terão de ser consolidad­os, de modo a não haver dúvidas no momento das tomadas de decisão”, justificou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal