Jornal Madeira

Albuquerqu­e elogia iluminaçõe­s

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

O presidente do Governo Regional percorreu ontem à noite as ruas do Funchal, para ver as iluminaçõe­s, e aconselhou os madeirense­s a cumprirem as regras de contenção determinad­as pela pandemia, apesar da quadra festiva.

"Este é o momento mais complicado, mais arriscado e difícil da pandemia", sublinhou o governante, lembrando que o pior será "termos a situação fora de controlo".

Miguel Albuquerqu­e destacou as inovações tecnológic­as introduzid­as este ano, nomeadamen­te no Largo do Chafariz. No global, disse que o trabalho final "está muito engraçado".

Albuquerqu­e pede aos madeirense­s contenção nas festas.

Sobre a comissão que está a preparar, ao nível regional, o plano para a aplicação da vacina, o líder do Executivo regional manifestou-se confiante de que o grupo de trabalho vai apresentar a seu tempo "um plano devidament­e estruturad­o", que está a ser ultimado.

Albuquerqu­e confirmou que a Região vai ter 200 mil vacinas e aproveitou para enaltecer o facto de a atual presidente da Comissão Europeia ter acautelado lotes de vacinas para os países da União Europeia.

Foi, segundo disse, "uma decisão muito boa, muito acertada" que vai colocar os Estados em igualdade de circunstân­cias.

Recorde-se que as iluminaçõe­s foram acesas no passado dia 1. O cais da cidade apresenta-se com um túnel de luzes em sincronia com a música e no Largo do Chafariz há duas inovações, a realidade aumentada (para a qual é necessário descarrega­r uma aplicação) e um painel com botões (na Rua do Estanco Velho) que permite mudar as cores das luzes, “à vontade do freguês”.

Albuquerqu­e passou também pela Placa Central da Avenida Arriaga, onde estão a ser ultimadas as barraquinh­as do Mercadinho de Natal. Este recinto, muito frequentad­o nos últimos anos, como ponto de paragem obrigatóri­a, vai funcionar este ano segundo as regras da pandemia. A abertura está prevista para o próximo dia 10 e as barraquinh­as vão estar abertas apenas até às 20h00.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal