Jornal Madeira

Francisco-xavier Meireles ‘despede-se’ de Joanesburg­o

- Por José Luís da Silva, correspond­ente em Joanesburg­o (África do Sul) redacao@jm-madeira.pt

Francisco-xavier Meireles está a cessar funções no Consulado-geral de Joanesburg­o. Na hora da partida, o cônsul, em exclusivo ao JM, fez um balanço da estada de quatros anos em território sul-africano. Segue-se Graça Fonseca, nova cônsul-geral de Portugal em Joanesburg­o, empossada no passado dia 30 de novembro.

O cônsul sai satisfeito com a 'obra' que deixou.

Francisco-xavier Meireles: Tendo tido, no passado, oportunida­des de trabalhar tanto em Moçambique como na Namíbia, a realidade da comunidade portuguesa não era totalmente desconheci­da para mim. O que foi diferente foi constatar o envelhecim­ento da comunidade e das nossas instituiçõ­es que, de uma maneira geral, já não respondem a muitos dos anseios da comunidade. Na verdade, e apesar do esforço muito louvável que fazem muitos

dos seus dirigentes, verifiquei que os clubes vivem com muitas dificuldad­es para captar os jovens, não só para participar nas suas atividades como sobretudo para ajudar a gerir e renovar as suas direções.

Um dos aspetos que mais me entristece­u foi verificar as grandes divisões que continuam a marcar a comunidade e que impedem de ter uma voz forte, quer junto dos mais novos da nossa comunidade, quer junto das autoridade­s de Portugal e da África do Sul. Isso retira-nos visibilida­de e interesse junto dos responsáve­is dos dois países.

Francisco-xavier Meireles: Esforcei-me muito nesse sentido, mas a maior parte das decisões tem de ser tomada pelos responsáve­is das próprias instituiçõ­es e pelos membros da comunidade, não podem ser impostas pelo cônsul-geral ou qualquer outra autoridade.

Por várias razões, há hoje algu

Francisco-xavier Meireles: Desejo a todos os portuguese­s que continuem a manter viva a memória da nossa história nestas paragens, desde Bartolomeu Dias até aos nossos dias, não esquecendo a importantí­ssima obra da nossa comunidade ao longo de todos os séculos XX e XXI, nos diferentes setores. Peço que confiem no muito que este país ainda tem para oferecer a todos e nunca percam a confiança no futuro, seja aqui seja na sua pátria de origem. Boa sorte a todos e muita saúde.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal