Jornal Madeira

ECONÓMICO

Carga fiscal em Portugal continua acima da média da OCDE

- Por Rui Anacleto

O Instituto Nacional de Estatístic­a já tinha feito o cálculo e a conclusão foi reforçada esta quintafeir­a pela Organizaçã­o para a Cooperação e o Desenvolvi­mento Económico, a carga fiscal em Portugal fixou-se nos 34,8% do PIB no ano passado, igual ao recorde alcançado em 2018. A média da carga fiscal na OCDE baixou uma décima de 33,9% do PIB em 2018 para 33,8% em 2019.

Portuguese­s já deixaram 500 M€ em prestações da casa por pagar

As moratórias estão a ser, para muitos portuguese­s, a resposta às dificuldad­es financeira­s causadas pela crise pandémica. A adesão foi grande, contabiliz­ando-se mais de 750.000 créditos, entre particular­es e empresas, cujas prestações à banca foram adiadas, a grande maioria referentes à compra de habitação. Desde o início da pandemia, já ficaram por pagar mais de 500 milhões de euros em prestações da casa. Valor que vai aumentar nos próximos meses, tendo em conta que o Governo vai prolongar a adesão até 31 de março.

Portugal é o país europeu com maior queda nos salários devido à pandemia

Portugal é o país europeu no qual os salários mais caíram por causa da pandemia do novo coronavíru­s. A quebra de 13,5% entre o primeiro e o segundo trimestre do ano foi provocada, sobretudo, pela redução das horas de trabalho, devido a medidas como o layoff. Os números são da Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho, que fala numa quebra sem precedente­s ao nível europeu.

Governo vai prolongar a adesão às moratórias bancárias até 31 de março

O Governo português congratulo­u-se com a decisão da Autoridade Bancária Europeia e compromete-se a avançar com as alterações necessária­s às moratórias para permitir a adesão até 31 de março.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal