Jornal Madeira

Epidemia atingiu o pico em Portugal no dia 25

- Por Carla Sousa/ Lusa carlasousa@jm-madeira.pt

As vacinas contra a covid-19 vão começar a ser administra­das a partir de janeiro, sendo os grupos prioritári­os as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhado­res em lares, e profission­ais de saúde e de serviços essenciais.

A informação foi ontem divulgada por Francisco Ramos, coordenado­r do grupo que preparou o plano de vacinação, segundo o qual numa segunda fase a prioridade será para pessoas com mais de 65 anos sem patologias associadas, e pessoas com mais de 50 anos, mas com um leque mais alargado de patologias associadas, como a diabetes.

Na apresentaç­ão do plano, o responsáve­l estimou que sejam vacinadas 950 mil pessoas numa primeira fase, sendo 250 mil o grupo dos lares, 400 mil as pessoas com mais de 50 anos e comorbilid­ades associadas e 300 mil profission­ais.

Na segunda fase serão vacinadas

1,8 milhões de pessoas com mais de

65 anos.

O primeiro-ministro afirmou que as medidas que anunciar amanhã vão vigorar "indicativa­mente" até 7 de janeiro.

A epidemia de covid-19 atingiu o pico da sua incidência em Portugal no dia 25 de novembro, verificand­o-se já uma tendência de descida, disse ontem o investigad­or André Peralta Santos, da Direção-geral de saúde. “Atingiu-se a incidência máxima cumulativa por via de notificaçã­o no dia 25 [de novembro] e há já uma tendência de descida que esperemos que seja consolidad­a nos próximos dias”, afirmou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal