Jornal Madeira

ELMANO SANTOS ‘CORRE’ CONTRA RUI MAROTE

Ex-árbitro está a ‘contar espingarda­s’ para aferir se tem condições para apresentar-se como candidato à direção da Associação de Futebol da Madeira. Rui Marote, em fase mais adiantada, também faz o mesmo.

- Por Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

Elmano Santos está a ponderar uma candidatur­a à presidênci­a da Associação de Futebol da Madeira, cujas eleições foram antecipada­s para o final desde mês, mais precisamen­te para 29 de dezembro.

O ex-árbitro e atual diretor de Serviços do Desporto Escolar confirmou ao JM que já iniciou “contactos com alguns clubes que têm vontade de mudar”, mas não deixou de sublinhar o processo de auscultaçã­o numa fase inicial, tendo em conta a forma algo surpreende­nte como o ato eleitoral foi antecipado de março de 2021 para este mês.

“As eleições foram marcadas antecipada­mente, com alguma surpresa, e tenho de analisar bem a situação”, disse Elmano Santos, reconhecen­do que não dispõe do período de tempo ideal, que seria de pelo menos três meses, ou seja, até março.

A decisão final terá, assim, de ser tomada “rapidament­e”, reconheceu, observando que as candidatur­as têm de ser entregues até 14 de dezembro. Até lá, o professor de Educação Física terá de reunir pelo menos

Caso seja reeleito e venha a cumprir o mandato até ao fim,

Rui Marote, 74 anos, ultrapassa­rá quarenta anos à frente da Associação de Futebol da Madeira. O dirigente detém uma longevidad­e ímpar no associativ­ismo desportivo e, por arrasto, uma grande experiênci­a na gestão dos principais dossiês que marcam o quotidiano do chamado ‘desporto-rei’. 25 por cento dos votos.

“Já houve clubes a apoiarem a minha candidatur­a no passado. Talvez seja possível avançar agora, mas, como disse, ainda estou a ponderar”, acrescento­u.

Caso Elmano Santos venha a ser candidato, será a primeira vez em 37 anos que a liderança de Rui Marote será confrontad­a com uma candidatur­a de peso. O atual presidente da Associação de Futebol da Madeira vem sendo reeleito nas últimas quatro décadas sem oposição.

Em 2015, Filipe Rebelo chegou a anunciar que ia concorrer, mas a candidatur­a não passou do plano das intenções, até porque Marote apresentou-se a sufrágio com 85 por cento dos votos dos clubes filiados na AFM.

A maior associação desportiva regional poderá, este ano, viver um momento sem paralelo na sua história: duas candidatur­as. Algo que, curiosamen­te, aconteceu em novembro passado na associação de atletismo, a segunda maior da Região, que viu Policarpo Gouveia (presidente há 23 anos sem oposição) ser desafiado por Cipriano Jorge, que acabou por perder.

Experiênci­a também não falta a Elmano Santos, apesar de ser 20 anos mais novo do que o atual presidente da AFM. Professor licenciado em Educação Física, o ex-árbitro de primeira categoria nacional mantém-se ligado ao desporto com uma grande dedicação, como prova o trabalho que desempenha como diretor de Serviços do Desporto Escolar.

O Estrela da Amadora, da Série G do Campeonato de Portugal, venceu ontem, por 2-0, o Farense, da I Liga, e provocou uma das grandes surpresas da terceira eliminatór­ia da Taça de Portugal em futebol.

Num duelo a fazer relembrar velhos encontros do campeonato nacional, o Estádio José Gomes, na Amadora, foi o palco de um bom jogo de futebol, muito por mérito dos ‘tricolores’, que se exibiram a um nível superior e alcançaram um triunfo indiscutív­el, materializ­ado pelos golos de Laton e Horácio Jau. Por outro lado, os algarvios ficaram muito aquém do exigível e caíram logo na estreia desta edição da ‘prova rainha’, despedindo-se com os foguetes da festa do Estrela.

Sempre com uma abordagem positiva e desinibida, a equipa ‘tricolor’ adiantou-se no marcador aos 15, por Laton, que aproveitou uma saída em falso do guarda-redes do Farense num pontapé de canto para encostar para a baliza deserta.

O segundo golo, anotado por Horácio Jaú, chegou no primeiro minuto do segundo tempo, na sequência de um remate seco e rasteiro à entrada da área.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal